15 motivos porque fazer intercâmbio na Irlanda

A Irlanda se tornou um país comum entre os destinos mais atraentes para o intercâmbio, e não é a toa! Facilidade de visto, acesso à trabalho, povo hospitaleiros são só alguns dos motivos que fez da Irlanda um destino tão importante para os intercambistas.

Normalmente a Irlanda não seria a primeira a opção para muita gente, que (assim como eu) começa a pensar no intercâmbio para EUA, Canadá e Inglaterra. Mas não demora para se perceber os motivos porque fazer intercâmbio na Irlanda.

Aqui, só alguns deles… e com certeza você vai encontrar muitos mais quando chegar lá! 🙂

# 1 – Preço do intercâmbio na Irlanda

Os valores dos cursos na Irlanda são normalmente os mais baratos que você vai encontrar, principalmente para os cursos de longa duração que dão direito a trabalho.

Por exemplo, o curso de inglês de 1 mês na Irlanda pode sair por menos de R$ 2,500! Isso te permite fazer um intercâmbio por quase o mesmo preço que uma férias… Para cursos de 6 meses, o valor é a partir de R$ 10,000.

Compare com outros destinos simulando orçamentos aqui!

# 2  Acesso à trabalho (para os cursos de maior duração)

São poucos os países que dão direito a trabalhar, além da Irlanda, somente Nova Zelândia e Austrália. Porém, estes outros países tem cursos mais caros e processos de visto mais complicados.

A Irlanda tem também um dos salários / hora mais altos da Europa! Ou seja, mesmo trabalhando poucas horas por semana, é possível se manter e ainda guardar uma graninha para a pint no fim de semana ou para um mochilão!

Além do visto 2G, tradicional para Trabalho e Estudo de Inglês, existe também o Visto 1G para os recém formados em cursos de Ensino Superior que te dão direito a trabalhar 1 ano full-time na Irlanda!

# 3 – Facilidade na obtenção do Visto

Quase todos os outros países exigem visto para estudos mesmo para cursos de curta duração. Na Irlanda, em cursos de até 90 dias, não é necessário visto e, mesmo os cursos de longa duração, o visto é emitido no país e taxa de rejeição é praticamente nula!

É praticamente chegar e entrar! Basta estar com toda a documentação em ordem ?

# 4 – Viagem para outros países da Europa

Castelo dos Mouros, Sintra, Portgal
Castelo dos Mouros, Sintra, Portgal

A Irlanda obviamente está perto de muitos outros países da Europa. É possível inclusive fazer viagens rápidas nos fins de semana aproveitando promoções da Ryanair e, claro, aproveitar uma folga maior para fazer um mochilão pela Europa continental.

# 5 – Facilidade em conseguir emprego

A Irlanda é uma país que não apenas facilita a entrada de brasileiras para fazer intercâmbio, como também permite que eles trabalham para ter uma renda mensal. Os trabalhos disponíveis são diversos, a maioria trabalha em “subempregos” (garçom, atendente, entregador de jornal etc.), mas muitos conseguem um emprego na área.

Ah… vale dizer que, se comparar com o Brasil, conseguir um emprego na Irlanda é 20x mais fácil, mesmo em tempos de crise!

# 6 – População hospitaleira

Fazer intercâmbio na Irlanda é ter a plena certeza de que será bem recebido no país. Acontece que a população irlandesa é muito gentil e hospitaleira.

Quem morou com irlandeses só teve boas experiências.

# 7 – A comunidade brasileira na Irlanda

Para muitos, o fato de ter muitos brasileiros é uma desvantagem, e realmente pode ser se você não tiver disciplina. Por outro lado, é a certeza de que você nunca estará sozinho. A comunidade brasileira se ajuda de verdade – indicando para emprego, compartilhando comidas etc.. Isso sem contar que se tem brasileiro, tem festa e churrasco. 🙂

# 8 – Riqueza cultural

St Patricks Day na Irlanda
St Patricks Day na Irlanda

Desde o  St Patrick’s Day, que é festejado no mundo inteiro e tem a sua capital em Dublin, até toda a história Viking que passa por ali. Muitos castelos, museus etc. Assim como toda a Europa, são milhares de anos de história e é possível ver isso simplesmente caminhando pelas ruas das cidades.

Quem quiser se arriscar, ainda pode aprender umas palavrinhas em Gaélico ou então aprender a tocar gaita de fole!

# 9 – Grande diversidade cultural

Além da própria riqueza cultural do país, que é linda e vasta, o país recebe milhões de imigrantes e estudantes. Em qualquer roda de bar, festa na casa de alguém, lugar de trabalho etc., você estará com pelo menos mais umas 2 ou 3 nacionalidades diferentes!

Não há como não encantar por esta pluralidade…

# 10 – Participar de festas típicas

O povo irlandês não é apenas gentil e hospitaleiro. Pelo contrário, eles também podem ser bem agitados quando se trata de festas típicas. O país promove uma série de festas típicas – que por sinal passam a reunir pessoas de todo o mundo.

Além do St Patrick’s day já citei, tem o Festival of World Cultures e muitos outros por todo ano (mas principalmente no verão).

# 11 – Paisagens incríveis

Cliffs of Moher, próximo a Galway, Irlanda
Cliffs of Moher, próximo a Galway, Irlanda

Cliffs of Moher e Giants Causeway são só as paisagens mais famosas da ilha da esmeralda. Porém, o que não faltam são destinos de encher os olhos em todos os cantos do país, seja perto de Dublin (como Wicklow ou Bray) ou se aventurando pelo interior, para lugares como Rings of Kerry!

# 12 – Vida noturna divertida

A verdade é que o povo irlandês é bem engraçado e isso pode ser notado sobre as festas, baladas e encontros aleatórios nos pubs pelo país.

Apesar das baladas e pubs fecharem as 2:30 da manhã (por lei), elas também começam mais cedo e são gratuitas para entrar.

Bandinha gaelica em um Pub da Temple Bar em Dublin Irlanda
Bandinha gaelica em um Pub da Temple Bar, em Dublin, Irlanda

# 13 – Aprender e praticar o inglês diariamente

Um dos motivos porque fazer intercâmbio na Irlanda ou em outro lugar é a possibilidade de estudar inglês, e ainda praticá-lo a todo momento. Nada como sair da sala de aula e praticar tudo que aprendeu na mesma hora!

# 14 – Mais qualidade nos estudos

Sem dúvidas a Irlanda tem um dos sistemas de educação mais interessantes do mundo, além de muita eficiência. O país conta com escolas de idiomas, centros de educação ou outros com alta qualidade que oferecem a excelente formação.

A Irlanda vem também cada vez mais aumentando a exigência para escolas que dão direito a visto de estudante. Isso

# 15 – Adeus calor

Para quem quer dar um tempo no calorão brasileiro, outra vantagem ao fazer intercâmbio na Irlanda é o fato do país ter o clima ameno por quase todo o ano.

Veja aqui porque estudar em diversos países e cidades para comparar e decidir seu intercâmbio:

Descobriu porque fazer intercâmbio na Irlanda é uma opção interessante para você?

Então comece se planejar para viajar e aproveitar as belezas do país. 

Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências especialistas em Irlanda, receba várias cotações e destinos e prepare-se para embarcar!