Minha viagem em 10 fotos – Sarajevo, Bósnia e Hezergovina
Um destino incomum, mas uma história “conhecida” por muita gente. A guerra da Bósnia ainda está fresca na cabeça de muuuuita gente, e não é a toa, a década de 90 está logo ali. Além disso, foi lá que o arqueduque austríaco Franz Ferdinand foi assassinado, fato que marcou o início da primeira guerra mundial!
Enfim, o importante é que tudo isso é história… e a história nos deixou um grande legado, uma cidade que foi um dos destinos mais marcantes de que já visitei.
As 10 fotos de Sarajevo, Bósnia
Museu Nacional/ Museu da Guerra da Bósnia – Foi a exposição mais interessante que vi em toda minha vida. Simples, pequena e apenas com objetos reais do período, seja a clássica foto abaixo, ou então da cozinha que era transformada em casa, para evitar os tiros de sniper que muitas vezes vinham pela janela alvejados pelo exército Iugoslavo.
Inúmeras, incontáveis e lindas mesquitas por toda a cidade. Às 18h, nos falantes das Mesquitas cânticos convocam a todos os islâmicos do país para a reza, é muito louco, se houve de longe, na cidade toda!
Bascarsija, o Centro Histórico de Sarajevo, tem aquele ar tranquilo, várias opções de restaurantes e cafés, além das lojas de souvenirs e das mesquitas. Se quiser entrar em uma, lembre-se de ir de calças cumpridas e camisas fechadas!
Comer e beber na cidade é um desfrute! Seja pelo delicioso Cevapcici (foto abaixo) que você escolhe quantos bolinhos de carne quer, seja pelas fantástica tradição de simplesmente tomar um café a tarde. Ao contrário do que parece a primeira vista, nestes bares (foto), 90% das pessoas estão tomando café ou um suco.
Mais um pôr do sol inesquecível, no café Vidikovac. Vale dizer que esta visão privilegiada dá uma ideia de como Sarajevo foi sitiada na Guerra da Bósnia. A cidade fica em um vale que foi facilmente cercado pelos Sérvios. Eles ficavam nos morros ao redor da cidade, atirando em pedestres nas ruas, janelas de prédios, dominados pelo terror.
O Avaz Tower é um símbolo da retomada da economia da Bósnia, o país que mais cresce na região. Como economia e civilização, a cidade se reergueu, e hoje digo, que o centro de uma grande cidade parece mais um cenário de Guerra do que Sarajevo… E fazem só 20 anos! Ah, é possível subir no deck da Avaz Tower e ter uma vista privilegiada da cidade.
Por fim, outra foto que simboliza da Guerra da Bósnia. Na minha foto, o prédio do Parlamento da Bósnia reconstruído em uma cidade limpa e organizada. Na sequência, a famosa foto do incêndio no edifício.