Minha viagem em 10 fotos – Belgrado, Sérvia

O centro, a força motriz da antiga Iugoslávia, a Sérvia foi o país que passei (da Iugoslávia) em que vi mais rastros da guerra pelas ruas… mais pobreza na vida das pessoas. Até mesmo Kosovo, obviamente mais “destruída” não parecia ter tantos pobres, pedintes…

Por um lado, isso faz o lugar um pouco triste, por outro, é um lugar onde você pode sentir no ar o que é a história deste povo, que forma tantos povos, tantos, arrancados um a um…. Croácia, Bósnia, Montenegro, Kosovo para citar os que eu visitei!

O forte Kalamegdan é sem dúvida e de longe, a principal atração de Belgrado. Um lugar para ver cultura, relaxar, tomar um café, comer – dentro ou nos arredores -, e claro, assistir o pôr do sol, que caprichosamente cai de frente, junção dos rios Danúbio e Sava!

Kalamegdan, Belgrado, Sérvia (1)
Kalamegdan, Belgrado, Sérvia (1)
Refletindo no Kalamegdan com vista a foz do rio Sava no rio Danúbio, Belgrado
Refletindo no Kalamegdan com vista a foz do rio Sava no rio Danúbio, Belgrado
Por do sol no Kalamegdan com vista a foz do rio Sava no rio Danúbio, Belgrado
Pôr do sol no Kalamegdan com vista a foz do rio Sava no rio Danúbio, Belgrado

Se há alguma dúvida de que a guerra não saiu da Sérvia – mesmo a Sérvia tendo saído da guerra -, fica a certeza ao caminhar um pouco pela cidade. Seja pelo Kalamegdan repleto de canhões e armas, seja pelas inúmeras barraquinhas vendendo armas velhas, esqueiros utilizados por soldados nas guerras etc.

Tanques no forte Kalamegdan, Belgrado, Sérvia
Tanques no forte Kalamegdan, Belgrado, Sérvia

Catedral de São Sava é a maior igreja ortodoxa do MUNDOOOO!!! Mas ela está incompleta. Quando fui, vários sinais de obras, todas paradas desde 2009… Ah, a construção começou em 1935!

Catedral de St Sava, enorme e imcompleta - Belgrado, Sérvia
Catedral de St Sava, enorme e imcompleta – Belgrado, Sérvia

Para relaxar, a Ilha Ada é um ótimo lugar para comer, tomar um sol, ou simplesmente dar uma voltinha de bicicleta. É a praia dos belgradenses!

A praia dos Belgradenses, a Ilha Ada no Rio Sava, Sérvia
A praia dos Belgradenses, a Ilha Ada no Rio Sava, Sérvia

A Taverna “?”, sim, o nome é “?” se chama assim pois em determinado tempo da vida, alguém disse que haviam roubado o nome. Provisoriamente ficou assim, só que agora não é mais provisório! Ótimo restaurante, tradicionalíssimo!, nos arredores do Kalamegdan.

Imperdível Tarverna interrogação - restaurante famoso, tradicional e com cozinha típica da Sérvia, em Belgrado
Imperdível Tarverna Interrogação – restaurante famoso, tradicional e com uma cozinha típica da Sérvia, em Belgrado

Aliás, as ruas ao lado do Kalamegdan compõe a região urbana mais gostosa da cidade… Bons restaurantes, lojas, cafés, souvenirs etc.

Rua Kneza Mihaila, centro de Belgrado, Sérvia
Rua Kneza Mihaila, centro de Belgrado, Sérvia

O bairro Zemun fica afastado do centro pois era anteriormente uma cidade separada. Por conta disso, tem um ar diferente da região central.

Charmoso Bairro Zemun, Belgrado, Sérvia
Charmoso Bairro Zemun, Belgrado, Sérvia

E, aos poucos, a antiga URSS é atacada pela americanização… Ainda estão só começando, este é um exemplar raro na antiga Iugoslávia.

A torpe Ex-Iugoslávia ainda tem poucas marcas do torpe capitalismo - Mcdonalds em Belgrado, Sérvia
A torpe Ex-Iugoslávia ainda tem poucas marcas do torpe capitalismo – Mcdonalds em Belgrado, Sérvia

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *