Viajar é optar pelo sim! Fazer um Intercâmbio é optar pelo sim!

Viajar e fazer intercâmbio é optar por descobrir coisas novas, pessoas novas e, principalmente se conhecer. Está na dúvida? Opte pelo SIM!

É clichê dizer que é “melhor me arrepender daquilo que eu fiz”, mas nas negociações, conversas e decisões do dia-a-dia, parece que não pensamos muito nisso. Andei pensando em algumas situações práticas relacionadas a viajar

Não é incomum ver alguém falando “não vou viajar nas férias porque meu namorado(a)” não terá férias”. Mas oras, você queria viajar, por que raios então não vai? Por um capricho do companheiro? Por um sentimento de culpa? Alguns vão até inventar desculpas “honestas”, dizendo que precisam economizar ou arrumar algumas coisas em casa! Oi?

Esta situação para mim é quando a demonstração clara de egoísmo emerge de ambas as partes e de maneira honesta e válida: aquele que quer viajar, negligencia o sentimento do outro que ficará sozinho; aquele que fica e pede para que o outro fique também, negligencia a vontade do companheiro para fazer seu capricho.

Neste caso, não existe como todos ficarem felizes, então VAMOS OPTAR PELO SIM! Que a alegria de quem vai, seja a alegria de quem fica!

No intercâmbio é a mesma coisa, e neste caso não necessariamente é um companheiro, pode ser familiares por exemplo. Quando você pensar “será que faço?”, “será que estou velho?”, “será que não vai prejudicar minha carreira?“. Muitos vão reforçar estes argumentos, alguns de maneira honesta, outros por inveja, outros por falta de experiência.

Então na dúvida, VAMOS OPTAR PELO SIM! Arrume suas malas e parta para um intercâmbio, doa a quem doer, custe o que custar. Na dúvida, não perca uma oportunidade de fazer a sua vontade. Por que alguém em sã consciência faria isso?

Eu recentemente tive uma visão sobre o meu passado: eu deveria ter feito alguma faculdade fora de São Paulo. O que meus pais gastaram no Mackenzie certamente me manteria em uma república em uma cidade do interior. Com a nota que tive no Mackenzie, certamente conseguiria entrar em uma universidade federal pelo interior do Brasil.

Eu na sala de aula... No Brasil mesmo, fazer o que! hehe
Eu na sala de aula… Mackenzie

Veja, eu me arrependo disso hoje, e pelo que me lembro, isso nem me parecia uma alternativa na época (talvez por negligência, por falta de instrução dos meus pais ou de um amigo mais velho etc.). Agora IMAGINA se eu olhasse para trás hoje e julgasse que tive a oportunidade / opção na época… Era capaz que eu me jogasse pela janela aqui do apartamento antes mesmo de terminar este artigo! Então, VAMOS OPTAR PELO SIM, assim o risco de se arrepender é menor, até porque o risco de tudo dar errado – como os pessimistas falam – é beeem pequeno na verdade, basta olhar ao redor, temos medo de algo que nem vivenciamos ou presenciamos.

Tudo que tentamos, provamos, temos a experiência para dali para frente dizer que é bom ou não. Não acredito em quem me diz para não fazer algo que ele nunca fez… Diga-me o porque você não fez, mas não me venha dizer que não devo fazer!

Eu gosto muito de ouvir a opinião dos outros, mas no fim de tudo, se alguma dúvida ou receio ainda pairar sobre o que é correto, ou sobre o que é melhor, VAMOS OPTAR PELO SIM

  • Sim, vou largar o emprego para fazer um intercâmbio! Larguei tudo e fui para a Irlanda, acha que me arrependi?
  • Sim, vou viajar para um país inóspito que não fala a minha língua!
  • Sim, vou viajar sozinho!
  • Sim, vou comer esse treco estranho que comem neste país!
  • Sim, vou dar uma chance para isso ou aquilo que despertou minha atenção e curiosidade!
  • Sim, vou dar uma chance para que algo aparentemente pequeno se torne o maior fato da minha vida… Os momentos mais felizes que me recordo, pouco tem a ver com algum planejamento, eles foram tão imprevisíveis quanto os momentos tristes.

Então, vamos colocar medos, egoísmos e sentimentalismos infundados de lado e VAMOS OPTAR PELO SIM, pela chance de que mais momentos felizes e imprevisíveis aconteçam para nós e para nossos amados amigos e familiares. Todos merecem ir atrás do que querem e todos devem ser incentivados a fazê-lo o quanto antes!

(atualizado em 18/10/15 as 21h)

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *