Quanto vale um intercâmbio? Não quanto custa…

Normalmente quando a gente começa a planejar um intercâmbio, analisa-se os preços e chega-se a conclusão: não é um investimento pequeno, vai ser preciso arroxar as contas do orçamento para levar este projeto adiante. O importante neste momento é: buscar as formas de resolver (guardar dinheiro, mudar o destino, reduzir o tempo de estadia) e seguir adiante, e claro, principalmente pensar nas recompensas… Por que fazer? Para que fazer?

Da minha experiência, que fiz intercâmbio de idioma, tive dois momentos que me provaram que valeu a pena, e que vale muito a pena, financeiramente e para a carreira.

A primeira, foi a minha volta de Dublin na Irlanda, que em meio a crise de 2008/2009 consegui um emprego rapidamente. Claro que esse não foi o único fator, mas foi muito importante. O meu chefe, depois me falou que experiência no exterior foi preponderante para que eu fosse escolhido. No caso ainda, consegui uma posição superior a que tinha anteriormente e ainda com um aumento salarial de 30-40%.

A segunda, é o momento recente da empresa em que trabalho. Muitas vezes o inglês nem é algo tão usado no dia a dia, mas define muito se uma pessoa ou outra deve passar ao próximo nível. Desde o ano passado, passou a ser requisito obrigatório para os gerentes falarem o idioma, e agora, algumas áreas estão passando a ter uma atuação global sendo o inglês mais uma vez mandatório. Na busca de pessoas para integrarem a nossa área, foram inúmeras as pessoas que entendemos competentes, entretanto, 90% descartadas após fazer a pergunta quase que básica: ‘você fala inglês?’.

Ou seja, se existe alguma dúvida se é um investimento que vale a pena, pense sempre que o idioma e a experiência, se não resolvem tudo, abrem algumas portas e aumentam consideravelmente o seu potencialmente de crescimento na carreira.

Se ainda havia alguma dúvida que valeu a pena… Vai aqui meu agradecimento a todos os irlandeses que me ajudaram com o idioma! =o)

Thanks Barry - my ex-housemate in Dublin
Thanks Barry – my ex-housemate in Dublin

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *