Visto para o Japão – Turista. Como tirar?

Talvez para outros destinos, o visto pode-se imaginar que seria o primeiro passo, mas dado o relacionamento Brasil – Japão, é difícil imaginar que tenha-se o visto barrado, por isso já tinha comprado a passagem antes hehe… Fora,  que na solicitação do visto, pedem as reservas das passagens, que sentido isso faz? Mas enfim, vamos ao que interessa, os passos para tirar o visto japonês de turismo.

A bem da verdade é que é tudo é muito simples, apenas é chato, como tantos outros procedimentos de visto. Vamos lá!

  1. Acessar o site do consulado japonês e verificar a lista de documentos necessários – prefiro não colocar a lista, pois pode mudar a qualquer momento. Para facilitar a vida, ele colocam todos os formulários de solicitação na web, então é cômodo baixar, preencher e já levar impresso.
  2. Levar os documentos para uma das localidades. Vale dizer, que dependendo de onde for além da taxa consular (atualmente em R$ 77), você pode ser cobrado por uma taxa de serviço. No meu caso, fui ao Centro de Visto Japonês, meio que por engano, e eles cobraram R$ 140 para a emissão do visto. A única vantagem é a comodidade de horário, já que o horário de serviço é maior, e também aos sábados – no consulado em São Paulo, a retirada do visto é só das 14 as 16h, segunda, quarta e sexta. Veja aqui os locais de atendimento consular em São Paulo (capital) ou outras cidades. Em outras cidades, vale uma ligadinha ou um e-mail para confirmar os procedimentos. Quando pedi Visto para Sérvia, apesar de ter representação em Sampa, tive que enviar meu Passaporte por Sedex para Brasília e rezar para ele voltar!!!
  3. Bom, levado o documento é esperar. No meu caso, entreguei tudo no sábado, e na terça-feira seguinte já recebi um e-mail me informando que poderia buscar o passaporte. Fui informado que o visto de turista leva dois dias, mas não encontrei essa informação no site do consulado.
  4. Retire seu passaporte “vistado” e é só embarcar! =o) . No caso do Centro de Visto Japonês, para retirar é necessário levar o protocolo. Caso alguém da família for retirar, basta levar documento. No caso de não familiares, levar documento e autorização por escrito. Nos consulados, melhor consultar.
Solicitação de Visto Japonês
Solicitação de Visto Japonês

Detalhas importantes:

  • Visto tem duração de três meses
  • Para quem visitar Okinawa, a taxa consular é gratuita -logo, se for, imprima suas reservas de avião e hotel, leve no dia da solicitação do visto
  • Um dos formulários, é um cronograma de viagem. Não se preocupe tanto, coloque sua programação inicial, mesmo que não esteja tudo reservado.

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *