Principais faculdades no exterior que aceitam nota do ENEM
Você sabia que é possível estudar em faculdades no exterior com a sua nota do ENEM? Além da prova garantir benefícios nas universidades brasileiras, você pode usar sua nota neste exame para facilitar seu ingresso nas instituições de outros países.
Realizar o sonho de estudar no exterior, em universidades renomadas de países como Portugal, Estados Unidos ou Canadá é possível. E a nota da Exame Nacional do Ensino Médio substituí o processo seletivo em muitas delas. Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto?
Acompanhe conosco essa leitura e veja agora como e onde estudar em faculdades no exterior usando usa nota do Enem.
Tem como fazer faculdades no exterior pelo ENEM?
O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma prova desenvolvida e aplicada pelo MEC. Seu objetivo é, basicamente, avaliar o desempenho dos alunos que estão concluindo o ensino médio. Essa nota também serve para auxiliar os estudantes a ingressar em um curso superior.
Assim que foi criado, o Enem somente viabilizava o acesso à universidades brasileiras. Contudo, hoje em dia uma boa nota na prova do Enem também favorece o ingresso em universidades fora do país.
Portanto, se seu objetivo é fazer uma graduação no exterior, com a nota do enem isso também é possível.
A maioria dos países contam com requisitos mínimos para ingresso de estrangeiros em suas instituições. E que vão além do bom desempenho nesse exame. Entre os principais, estão:
- Histórico escolar composto por boas notas.
- Prova de Proficiência no idioma nativo do país.
- Certificado de atividades extracurriculares.
- Cartas de motivação e recomendação.
Conheça os planos de Cursinho Online para o ENEM da Stoodi e entra na universidade dos seus sonhos.
Quem pode fazer o ENEM e tentar vaga no exterior?
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando o ensino médio pode prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No entanto, para conseguir uma vaga no exterior precisa ter concluído esse grau de formação.
Com a nota do ENEM é possível não só conseguir uma vaga no exterior, mas se beneficiar em instituições brasileiras públicas e particulares através de programas e bolsas de estudo como:
- Sisu – Sistema de Seleção Unificada garantindo vaga em instituição pública.
- ProUni – Programa Universidade para Todos garantindo bolsas de estudo integrais ou parciais a depender da nota obtida no exame.
- FIES – Fundo de Financiamento Estudantil garantindo financiamento de 10% a 100% das mensalidades do curso escolhido na universidade escolhida, como um empréstimo do Governo e devolvendo o dinheiro somente após formado.
Além dos programas oferecidos pelo Governo Federal também é possível complementar a nota do vestibular com a nota do ENEM. E, então, entrar em universidades sem a necessidade de prestar o vestibular.
Mas lembre-se que esses programas de bolsas, auxílios e demais benefícios funcionam apenas no território brasileiro, ou seja, para instituições de ensino do Brasil. As faculdades no exterior aceitam a nota do ENEM apenas como parte do processo seletivo.
Confira as 9 faculdades no exterior
Há muitas universidades no exterior que aceitam a nota do ENEM como parte, integral ou parcial, do processo seletivo. Além disso, essas instituições de ensino estão espalhadas em diferentes países. De Portugal, França, Reino Unido, a Estados Unidos, Canadá, Irlanda, França, entre outras.
Por isso, antes mesmo de escolher o curso ou a instituição de ensino, avalie todas as possibilidades de destino. E veja qual deles tornará sua experiência na graduação ainda mais surpreendente.
Definiu o destino desejado? Então agora chegou o momento de escolher a universidade que deseja cursar entre as opções que aceitam a nota do Enem disponíveis.
Confira a seguir quais são as 9 das melhores faculdades no exterior que aceitam a nota do Enem.
1. Universidade de Lisboa (Portugal)
Portugal é um dos principais países que está aberto para receber estudantes brasileiros com a nota do ENEM em suas universidades. Isso acontece porque há um acordo de Portugal com o Brasil que proporciona benefícios aos estudantes estrangeiros de ambos, numa troca mútua.
A Universidade de Lisboa é uma das faculdades no exterior que aceita candidatos que já tenham finalizado ensino médio no Brasil e tenham boas notas no ENEM.
No entanto, é preciso ter uma classificação mínima nas áreas do conhecimento do curso escolhido.
2. Universidade de Coimbra (Portugal)
Também em Portugal, a Universidade de Coimbra aceita estudantes estrangeiros com a nota do ENEM. No geral, o processo para admissão nessa universidade é bem interativo e envolve as seguintes etapas:
- Selecionar o curso
- Analisar as notas do Enem para saber se são suficientes para a modalidade
- Verificar os requisitos de nacionalidade, assim como os pré-requisitos do curso.
Ao finalizar essas etapas, o candidato estará apto a dar sequência a sua inscrição, que é feita no site. Além disso, vale destacar que a nota do Enem lhe dará apenas a oportunidade de ingressar na universidade. Contudo, gastos com matricula, mensalidade e outros custos provenientes do curso ficarão sob responsabilidade do estudante.
3. Faculdades no exterior – Universidade de Oxford (Reino Unido)
Se você quer viajar para um pouco mais longe, saiba que a terra da rainha também aceita a nota do ENEM. Entre as faculdades no exterior que admite alunos brasileiros é a Universidade de Oxford no Reino Unido.
No entanto, o processo é bem complexo. Além da nota do ENEM, é preciso ter uma carta de motivação, cartas de recomendação, certificado de proficiência em inglês, testes padronizados SAT ou ACT e um bom histórico escolar. Isso sem falar no dever de realizar uma entrevista com a banca examinadora.
4. Universidade Paris-Saclay (França)
Se seu francês está afiado e há domínio da língua pensar em estudar na França fica ainda mais fácil, a Universidade Paris-Saclay é uma das faculdades no exterior que aceita estudantes brasileiros por meio do ENEM.
No entanto, as exigências são várias, além da boa pontuação para entrar na universidade de Paris que aceita estudantes brasileiros com o ENEM é exigido o domínio total e comprovado na língua francesa.
Além disso, há outros requisitos exigidos que são semelhantes aos das universidades do Reino Unido, como a carta de motivação e a carta de recomendação.
5. Universidade de Kingston (Reino Unido)
Outra das faculdades no exterior que você pode investir é a Universidade de Kingston. Nessa instituição, além de uma boa nota no ENEM, também é preciso ter concluído o ensino médio, comprovação de proficiência em inglês e bom histórico escolar.
Além disso, ter qualificações profissionais e experiência de trabalho pode ser um diferencial interessante na hora da inscrição.
Baixe o ebook Pequenos Grandes Passos Rumo à Aprovação e comece a se preparar agora.
6. Faculdades no exterior – Universidade de Nova Iorque (Estados Unidos)
A Universidade de Nova Iorque, ou New York University, mais conhecida como a universidade mais internacional do mundo também aceita estudantes brasileiros com a nota do ENEM.
A universidade está presente em vários países do globo possuindo mais de 25 programas espalhados em todo o mundo. Mas em Nova Iorque, no berço da tecnologia, onde tudo funciona 24 horas por dia, está seu campus principal.
A universidade disponibiliza o ingresso pelo ENEM para todos os cursos disponíveis em sua matriz curricular substituindo o antigo SAT ou ACT antes utilizados como requisito, e que já não são mais exigidos para ingresso de estudantes estrangeiros.
7. Universidade de Toronto (Canadá)
Embora o Canadá tenha vários requisitos e exigências para entrada de estrangeiros no país e inclusive para ingresso nas instituições de ensino, a Universidade de Toronto é uma das faculdades no exterior que aceitam brasileiros com a nota do ENEM.
Mas atenção! Se o seu objetivo são os estudos na graduação, saiba que é preciso ter mais que apenas uma boa nota no Enem para conseguir uma vaga nessa faculdade. Nesse caso, também é preciso comprovar proficiência em inglês com testes de nivelamento licenciados e ter um bom histórico escolar na bagagem.
8. Universidade de Northeastern (Estados Unidos)
Localizada em Boston, a Universidade de Northeastern é uma das faculdades no exterior mais interessantes para os estudantes brasileiros e o ingresso é fácil, exigindo proficiência em inglês, assim como uma boa nota no ENEM.
No entanto, para ingressar na Universidade de Northeastern é preciso ter atenção ao cronograma da universidade, já que para aplicar a graduação é preciso realizar o Common Application.
9. Faculdades no exterior – Universidade College Dublin (Irlanda)
A Irlanda é um país lindo e muito atrativo que permite o ingresso de estudantes brasileiros com a nota do Enem. A Universidade College Dublin é uma das instituições que aceita o exame como meio para alunos ingressarem em algum de seus cursos.
No entanto, não basta apenas a boa nota no exame. Também é preciso ter concluído o ensino médio e estar, pelo menos, há um ano cursando alguma universidade brasileira reconhecida pelo MEC. Somado a isso, também é necessário apresentar um histórico escolar com boas notas.
Além disso, outros exames também são aceitos na Universidade College Dublin, não se limitando apenas ao ENEM. Um exemplo de vestibular aceito como processo seletivo é a Fuvest.
Estudar em outro país, assim como imergir em uma nova cultura, ter uma formação em alguma das melhores universidades do mundo, tudo isso representam sonhos de muitos estudantes e que agora podem se concretizar.
Por isso, caprichar nas notas do ensino médio, prestar uma boa prova garantindo uma nota boa no ENEM, ter boas recomendações, estudar a língua do país que se deseja estudar e se planejar financeiramente são requisitos essenciais.
Estudar numa das melhores faculdades do mundo não é um desejo distante como um dia já foi. Por isso aproveite as oportunidades e se dedique na realização desse sonho cada vez mais possível de ser alcançado!