Países que aceitam ENEM para Entrar na Universidade

Fazer uma graduação no exterior é o desejo de muitas pessoas. E se estudar no exterior também é o seu objetivo, saiba que agora ficou mais fácil. Isso porque existem alguns países que aceita ENEM para o ingresso em suas universidades.

O Exame Nacional do Ensino Médio corresponde a um dos métodos de ingresso a universidades mais popular no Brasil. Até pouco tempo atrás as notas do ENEM eram válidas apenas para acesso a graduação e instituições nacionais.

Contudo, atualmente essa mesma nota também serve como porta de entrada nas universidades estrangeiras. Tanto que existem vários países que aceitam ENEM.

Se você quer fazer graduação fora do Brasil e deseja usar sua nota do Enem para isso, acompanhe conosco essa leitura. E descubra agora quais países atualmente aceitam nota do Enem para ingresso em universidades. Confira!

Estudar no exterior com nota do ENEM é possível?

países que aceitam enem

O Exame Nacional do Ensino Médio teve seu início como uma forma de avaliar o desempenho da escolaridade básica. Então, com o tempo, a nota do Enem passou a ser uma das principais ferramentas de ingresso nas universidades públicas e privadas do Brasil e também de outros países.

De modo geral, os países que aceitam ENEM normalmente usam da nota como parte integrante de seus processos seletivos para ingresso dos candidatos às universidades.

Porém, o programa não funciona da mesma forma como se aplica no Brasil onde há programas como o ProUni, o Sisu e o FIES que beneficiam os estudantes com bolsas.

Basicamente, os programas brasileiros ProUni, Sisu e FIES funcionam como forma de descontos, financiamentos ou bolsas para estudantes, garantindo um acesso ao ensino superior mais em conta.

Veja mais detalhes sobre cada programa:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificado: Criado pelo Ministério da Educação a fim de que as instituições de ensino públicas ofertem vagas para estudantes a partir da nota do ENEM.
  • ProUni – Programa Universidade para Todos: criado pelo Governo Federal para beneficiar estudantes com bolsas de estudos parciais ou então integrais em universidades particulares de todo o país. O valor da bolsa depende exclusivamente da nota e da renda familiar.
  • FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – nesse programa o governo financia parte do valor das mensalidades (de 10% a 100%) e o solicitante, após formado paga a dívida com o governo. É uma forma de empresar recursos financeiros para que o estudante consiga obter a formação.

Esses programas acima citados são válidos apenas no território brasileiro. Sendo assim as universidades do exterior utilizam o ENEM somente como um meio de somar pontos para estudar no exterior. Contudo isso não garante descontos ou bolsas aos alunos.

Além disso, vale destacar que cada instituição possui seus critérios exclusivo de seleção para alunos que usam a nota do ENEM. O único ponto em comum é a exigência do visto de estudante, que deve estar válido durante a realização do curso.

Conheça os 5 países que aceitam ENEM

Agora que você já sabe que é possível realizar o sonho de estudar num outro país através de um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, é hora de conhecer quais os países que aceitam ENEM e começar a se programar. Confira!

Portugal

Portugal é um dos países que oferece mais oportunidades para estudantes brasileiros que desejam se graduar usando a nota do ENEM.

Inclusive, muitos estudantes já realizam esse exame com foco nas vagas disponíveis nesse país. Isso porque existem um acordo de cooperação feito entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e institutos portugueses.

No geral, em Portugal existem mais de 40 instituições de ensino que aceitam a nota do ENEM. E dentre elas, estão algumas das melhores universidades do mundo, como a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa e a Universidade de Coimbra.

Basicamente, neste país, a nota do ENEM serve como porta de entrada, ou seja, somente como admissão substituindo o processo seletivo tradicional dessas universidades. No entanto, os custos com matrícula, mensalidade e demais despesas ficam por conta do estudante.

A escala classificatória nas universidades de Portugal varia de 0 a 200. Desse modo, a nota do ENEM que tem escala de 0 a 1000 se fracionará em 5. Mas não se assuste, há chances de ser aprovado mesmo com uma nota de 500 ou 600 no ENEM. Isso a depender do curso, bem como da instituição escolhida.

Confira algumas universidades portuguesas que aceitam o exame:

  • Universidade do Algarve
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade do Minho
  • Universidade de Madeira
  • Universidade da Beira Interior
  • Universidade dos Açores
  • Universidade Europeia
  • Universidade Portucalense
  • Universidade Lusíada
  • Universidade Fernando Pessoa
  • Universidade Católica Portuguesa
  • Instituto Politécnico de Viseu
  • Instituto Superior Dom Dinis (
  • Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
  • Instituto Politécnico de Santarém
  • Instituto Português de Administração de Marketing do Porto
  • Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa
  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Escola Superior Artística do Porto

Estados Unidos é outro dos países que aceitam Enem

Para quem pretende vivenciar novas experiências acadêmicas nas terras da América, os Estados Unidos é um dos países que aceitam ENEM. E uma das instituições onde é possível usar essa nota para facilitar o ingresso é a Universidade de Nova Iorque.

Na NYU o ENEM substitui os testes padronizados de ingresso na universidade, tais como o SAT ou então o ACT que funcionam como uma prova do ENEM no país, porém, numa “versão americana”. Além disso, ainda há outros documentos que são obrigatórios. Por isso atenção a esse detalhe!

A política de testes flexíveis existente na universidade é o que viabiliza usar a nota do ENEM para ingresso na instituição. Assim como também permite que outros testes da mesma categoria que são aplicados em diversos países também sirvam como entrada na instituição.

Assim como em Portugal, o ingresso não garante bolsas ou descontos, garantindo apenas a vaga na instituição. Ou seja, os gastos com matrícula, mensalidades e demais necessidades ficam por conta do estudante.

Outras instituições estadunidenses que mencionam o ENEM como critério de admissão:

  • Drexel University
  • Norheastern University
  • Temple University

Canadá                                                                                        

O Canadá é sonho de muitos estudantes sendo um dos países que aceitam ENEM. E a Universidade de Toronto, uma das 30 melhores universidades do mundo, também faz parte dessa lista.

Ter um bom desempenho no exame brasileiro é critério para admissão na universidade canadense. Além disso, também é necessário possuir certificado de proficiência em inglês que comprove domínio do idioma.

Além da Universidade de Toronto, há também o Humber College que aceitam a nota do ENEM para ingresso na instituição. Somado a isso, há outras exigências que se alteram a depender do curso escolhido.

Certificados de proficiência como o Duolingo English Test,ou então o TOEFL e o IELTS são alguns documentos obrigatórios para admissão. Então não deixe de aprender ou aperfeiçoar o seu inglês se pretende entrar em alguma universidade canadense.

Entre as universidades canadenses que aceitam a nota do ENEM, estão:

  • Humber College
  • Universidade de Toronto

Conheça os planos de Cursinho Online para o ENEM da Stoodi e entra na universidade dos seus sonhos.

Países que aceitam Enem – França

países que aceitam enem

Se você é fluente em francês, quer imergir na cultura e estudar na França, saiba que hoje é totalmente possível. Isso porque a França também é um dos países que aceitam ENEM.

Contudo, antes de ser admitido em universidades que aceitam ENEM neste país, é preciso antes ter sido admitido numa universidade brasileira.

Ou seja, é preciso ingressar em um curso superior local com a nota do ENEM, oferecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC para, somente então, tentar o ingresso com a mesma nota em instituições de ensino na França.

Mas atenção! Além da nota no exame, é preciso comprovar domínio sobre a língua nativa do país, assim como ter um bom histórico escolar.

Além disso, também é possível transferir a vaga em uma instituição brasileira para uma instituição francesa que tenha o curso semelhante.

Instituições francesas que aceiram a nota do ENEM:

  • Université Paris-Sud
  • École Normale Supérieure

Baixe o ebook Pequenos Grandes Passos Rumo à Aprovação e comece a se preparar agora.

Reino Unido

O Reino Unido também é um dos países que aceitam ENEM e a Universidade de Oxford, a mais antiga do mundo, faz parte das instituições que consideram essa nota como critério de ingresso.

Além da nota do ENEM, há outro quesito requisito importante que as universidades do Reino Unido exigem que é o Foundation Year.

Basicamente, o Foundation Year consiste em 1 ano de “treinamento” que antecede o início do curso.

Nesse treinamento o estudante irá aperfeiçoar a proficiência em inglês, bem como ter aulas de redação, metodologia de pesquisa, estudo dirigido e afins. Assim, é possível garantir o padrão britânico de admissão quanto ao domínio em inglês.

Após a conclusão do Foundation Year o candidato segue com o processo de admissão de cada instituição que é feito conforme normas e diretrizes da universidade escolhida. A única universidade que não exige o Foundation Year é a Universidade de Kingston.

Confira abaixo algumas das universidades que admitem estudantes brasileiros com a nota do ENEM no Canadá:

  • London School of Economics
  • Universidade de Kingston
  • Universidade de Cambridge
  • Universidade de Glasgow
  • Birkbeck
  • Universidade de Loughborough
  • Nottingham Trent University

Conclusão

O Exame Nacional de Ensino Médio se tornou um documento importante que serve como porta de entrada nas mais diversas universidades do mundo, o que já não se limita mais apenas ao Brasil.

Ter uma boa nota nessa prova pode garantir bons descontos, bem como vagas e bolsas nas instituições brasileiras particulares e públicas, assim como também sua admissão numa universidade de outro país.

Então, analise as instituições disponíveis nos 5 dos países que aceitam ENEM e comece a planejar a realização do sonho de estudar fora do Brasil selecionando o destino de sua preferência!