Planejamento minha próxima viagem: Passo #10 – Comprando e Ativando Chip do país

Sempre que viajo, procuro me manter conectado o máximo possível (de preferência comprando um Chip de operadora local), por diversas questões que não tem nada a ver com meu Facebook ou WhatsApp:

  • Logística: Ter acesso ao Google Maps/ Waze, saber onde estão as coisas etc.
  • Decisões de última hora: Algum viajante te fala de algo legal ou um vendedor te para na rua. Conectado você pega a opinião de mais gente e evita cair em armadilhas
  • Alterações on the go! Nesta viagem para a Costa Rica, não tinha reserva de todos os hostels antecipadamente. Então ter acesso à internet 24/7 me ajudou a fazer as reservas nos momentos mais convenientes
  • Segurança: Por exemplo, no Japão precisei ligar para o meu banco. Conectado acessei o Skype e gastei centavos para resolver o problema em minutos.

Bom, especificamente na Costa Rica o negócio é muito simples e muito barato (ainda mais que nos EUA).

Fui à loja da Movistar em um shopping próximo ao hostel. A loja era muito parecida com as do Brasil – pega senha, número na TV, senta para falar com o atendente etc. A diferença veio na sequência…

Um chip pré-pago custava 5 mil colones (aprox. 10 dólares) e já vinha com os 5 mil colones de crédito. Havia um plano de 2500 colones para ter 1giga de internet 4g por uma semana! PERFEITO!!!

Pediu meu passaporte e perguntou o modelo do celular (e se estava desbloqueado, claro). Em 10 minutos tudo estava resolvido e eu já tinha internet funcionando no celular.

Recebi aquelas mensagens de configuração, respondi com o código da promoção e feito! Ótima velocidade e cobertura excelente, funcionou em lugares que não imaginava… povoado indígena, dentro de parques no meio da montanha.

Em outras viagens, como para o Texas (EUA) e Montenegro, tive que ligar para um atendente para ativar. Aí foi um pouco mais chato, mas vale muuuuuuuito a pena.

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *