15 motivos porque fazer intercâmbio na Irlanda
A Irlanda se tornou um país comum entre os destinos mais atraentes para o intercâmbio, e não é a toa! Facilidade de visto, acesso à trabalho, povo hospitaleiros são só alguns dos motivos que fez da Irlanda um destino tão importante para os intercambistas.
Por que fazer intercâmbio na Irlanda? Normalmente a Irlanda não seria a primeira a opção para muita gente, que (assim como eu) começa a pensar no intercâmbio para EUA, Canadá e Inglaterra. Mas não demora para se perceber os motivos porque fazer intercâmbio na Irlanda.
Aqui, só alguns deles… então com certeza você vai encontrar muitos mais quando chegar lá! 🙂
# 1 – Preço do intercâmbio na Irlanda
Os valores dos cursos na Irlanda são normalmente os mais baratos que você vai encontrar, principalmente para os cursos de longa duração que dão direito a trabalho, principalmente na linha de intercâmbio Irlanda.
Por exemplo, o curso de inglês de 1 mês na Irlanda pode sair por menos de R$ 2,500! Isso te permite fazer um intercâmbio por quase o mesmo preço que uma férias… Para cursos de 6 meses, o valor é a partir de R$ 10,000.
Compare com outros destinos simulando orçamentos aqui!
# 2 Porque fazer intercâmbio na Irlanda – Acesso à trabalho (para os cursos de maior duração)
São poucos os países que dão direito a trabalhar, além da Irlanda, somente Nova Zelândia e Austrália. No entanto, estes outros países tem cursos mais caros e processos de visto mais complicados.
A Irlanda tem também um dos salários / hora mais altos da Europa! Ou seja, mesmo trabalhando poucas horas por semana, é possível se manter e ainda guardar uma graninha para a pint no fim de semana ou para um mochilão!
Além do visto 2G, tradicional para Trabalho e Estudo de Inglês, também existe o Visto 1G para os recém formados em cursos de Ensino Superior que te dão direito a trabalhar 1 ano full-time na Irlanda!
# 3 – Facilidade na obtenção do Visto
Quase todos os outros países exigem visto para estudos mesmo para cursos de curta duração, incluindo intercâmbio na Irlanda. Na Irlanda, em cursos de até 90 dias, não é necessário visto, além disso, mesmo os cursos de longa duração, o visto é emitido no país e taxa de rejeição é praticamente nula!
Ou seja, é praticamente chegar e entrar! Então, basta estar com toda a documentação em ordem!
# 4 – Porque fazer intercâmbio na Irlanda – Viagem para outros países da Europa
A Irlanda intercâmbio obviamente está perto de muitos outros países da Europa. Desse modo, é possível fazer viagens rápidas nos fins de semana aproveitando promoções da Ryanair e, claro, aproveitar uma folga maior para fazer um mochilão pela Europa continental.
# 5 – Facilidade em conseguir emprego
A Irlanda é uma país que não apenas facilita a entrada de brasileiras para fazer intercâmbio, como também permite que eles trabalham para ter uma renda mensal. Os trabalhos disponíveis são diversos, a maioria trabalha em “subempregos” (garçom, atendente, entregador de jornal etc.), mas muitos conseguem um emprego na área.
Ah… vale dizer que, se comparar com o Brasil, conseguir um emprego na Irlanda é 20x mais fácil, ainda que esteja em tempos de crise!
# 6 – População hospitaleira
Fazer intercâmbio para Irlanda é ter a plena certeza de que será bem recebido no país. Isso porque a população irlandesa é muito gentil e hospitaleira.
Quem morou com irlandeses só teve boas experiências.
# 7 – Porque fazer intercâmbio na Irlanda – A comunidade brasileira na Irlanda
Intercâmbio na Irlanda vale a pena? Quais os motivos para trabalhar no exterior? Para muitos, o fato de ter muitos brasileiros é uma desvantagem, e realmente pode ser se você não tiver disciplina. Por outro lado, é a certeza de que você nunca estará sozinho. A comunidade brasileira se ajuda de verdade – indicando para emprego, compartilhando comidas etc.. Isso sem contar que se tem brasileiro, tem festa e churrasco. 🙂
# 8 – Riqueza cultural
Desde o St Patrick’s Day, que é festejado no mundo inteiro e tem a sua capital em Dublin, até toda a história Viking que passa por ali. Muitos castelos, museus etc. Assim como toda a Europa, são milhares de anos de história e é possível ver isso simplesmente caminhando pelas ruas das cidades.
Quem quiser se arriscar, ainda pode aprender umas palavrinhas em Gaélico ou então aprender a tocar gaita de fole!
# 9 – Grande diversidade cultural
Além da própria riqueza cultural do país, que é linda e vasta, o país recebe milhões de imigrantes e estudantes. Em qualquer roda de bar, festa na casa de alguém, lugar de trabalho etc., você estará com pelo menos mais umas 2 ou 3 nacionalidades diferentes!
Não há como não encantar por esta pluralidade…
# 10 – Participar de festas típicas
O povo irlandês não é apenas gentil e hospitaleiro. Pelo contrário, eles também podem ser bem agitados quando se trata de festas típicas. O país promove uma série de festas típicas – que por sinal passam a reunir pessoas de todo o mundo.
Além do St Patrick’s day já citei, tem o Festival of World Cultures e muitos outros por todo ano (mas principalmente no verão).
# 11 – Porque fazer intercâmbio na Irlanda – Paisagens incríveis
Cliffs of Moher e Giants Causeway são só as paisagens mais famosas da ilha da esmeralda. Porém, o que não faltam são destinos de encher os olhos em todos os cantos do país, seja perto de Dublin (como Wicklow ou Bray) ou se aventurando pelo interior, para lugares como Rings of Kerry!
# 12 – Vida noturna divertida
A verdade é que o povo irlandês é bem engraçado e isso pode ser notado sobre as festas, baladas e encontros aleatórios nos pubs pelo país.
Apesar das baladas e pubs fecharem as 2:30 da manhã (por lei), elas também começam mais cedo e são gratuitas para entrar.
# 13 – Aprender e praticar o inglês diariamente
Um dos motivos porque fazer intercâmbio na Irlanda ou em outro lugar é a possibilidade de estudar inglês, e ainda praticá-lo a todo momento. Nada como sair da sala de aula e praticar tudo que aprendeu na mesma hora!
# 14 – Mais qualidade nos estudos
Sem dúvidas a Irlanda tem um dos sistemas de educação mais interessantes do mundo, além de muita eficiência. O país conta com escolas de idiomas, centros de educação ou outros com alta qualidade que oferecem a excelente formação.
A Irlanda vem também cada vez mais aumentando a exigência para escolas que dão direito a visto de estudante. Isso
# 15 – Porque fazer intercâmbio na Irlanda – Adeus calor
Para quem quer dar um tempo no calorão brasileiro, outra vantagem ao fazer intercâmbio na Irlanda é o fato do país ter o clima ameno por quase todo o ano.
Para quem um curso de inglês na Irlanda é indicado?
Mas afinal, para quem um curso de inglês na Irlanda é indicado? Para toda e qualquer pessoa, sem distinções. Independentemente da idade que você possuam, saiba que é sim possível aprender uma nova língua. Através da internet, tudo fica mais fácil, visto que agora o processo de retirada de documentos necessários para viagem é mais agilizado.
Dessa forma, seja você um jovem de 20 anos, um adulto entre 30 e 50 ou então um idoso com mais de 60 anos: saiba que fazer um curso de inglês na Irlanda, em Dublin ou outras cidades locais, além de possível é muito recomendado. Isso acontece principalmente devido a experiência que um curso desse tipo pode lhe proporcionar.
Vale a pena viajar para Dublin?
Muito. Dublin é a capital não só da Irlanda, mas dos brasileiros em toda a Irlanda. Dessa forma, se você busca por maneiras de como se dar bem na Europa estudando inglês, saiba que Dublin é a resposta para as dúvidas que você possuía. Através da Irlanda, você pode realizar o sonho de fazer um curso de inglês em Dublin, valendo muito a pena a sua viagem.
Trata-se de uma viagem incrivelmente animada e que mudará toda a sua perspectiva sobre a Europa, visto que a Irlanda é um pedaço único em todo o Velho Continente. Além disso, Dublin é bem movimentada nas noites, o que aumenta a chace de você conhecer novas pessoas, fazer novas amizades, aumentar o seu networking e até mesmo testar o seu inglês que está sendo aprendido.
Por fim, podemos dizer que vale muito a pena viajar para Dublin e fazer seu intercâmbio porque é a cidade que mais possui oportunidades para brasileiros que querem trabalhar. Como vimos anteriormente, há uma vasta gama de vistos, diferentes entre si, mas que finalizam como úteis para quem quer ganhar dinheiro trabalhando na Europa, ao mesmo tempo que deseja aprender a língua universal que é o inglês.
Dublin, o futuro do TI
Você sabia que Dublin, assim como toda a Irlanda, é conhecida como o futuro da Tecnologia da Informação? Na realidade, este futuro já é bem presente, visto que muitos brasileiros já estão migrando para a Europa em busca de um emprego como programador, desenvolvedor ou qualquer outro tipo de profissão relacionada.
Acontece que o país está em constante expansão, e, devido a isso, tornou-se um grande polo tecnológico, precisando então de profissionais capazes de fazer um bom trabalho. E qual o problema em tudo isso? Dublin, assim como toda a Irlanda, não possuem mão de obra especializada, precisando então “importar” profissionais. Estes ganham visto vitalício após 3 anos de contrato com a empresa, ou seja, mesmo que sejam demitidos, continuarão com o passe vitalício na cidade.
Receba em Euro
Um dos grandes benefícios de fazer um intercâmbio com trabalho no exterior é a possibilidade de ganhar em uma moeda diferente do nosso Real. Atualmente, por mais que a Irlanda esteja perto da Grã-Bretanha, não faz parte, portanto a sua moeda não é a libra esterlina, mas sim o Euro.
O país faz parte do bloco europeu, e por isso adota a moeda como sua principal em circulação em todo o território nacional. O que isso significa? Que um intercâmbio trabalho pode lhe proporcionar um rendimento muito maior em relação a nossa moeda nacional, o Real.
Atualmente, a cotação do Euro para o Real está em 5, ou seja, com um Euro você compra cinco Reais. Além disso, o custo de vida em relação a itens de consumo é mais baixo do que no Brasil, o que aumenta a sua chance de faturar ainda mais dinheiro, pagar o que foi gasto em seu intercâmbio e ainda ficar com dinheiro sobrando.
Veja aqui porque estudar em diversos países e cidades para comparar e decidir seu intercâmbio:
- Por que estudar na África do Sul?
- Porque estudar na Austrália?
- Por que estudar no Canadá?
- Porque fazer intercâmbio (ou não) nos Estados Unidos?
- Por que estudar na Irlanda?
- Por que estudar na Nova Zelândia?
- Por que estudar em Malta?
Descobriu porque fazer intercâmbio na Irlanda é uma opção interessante para você?
Então comece se planejar para viajar e aproveitar as belezas do país.