Já convidou um amigo para fazer intercâmbio hoje?

Ontem estive conversando com uma amiga que em breve embarca para a Austrália e me lembrei do poder do convite de um amigo na hora de decidir por um intercâmbio.

Ela, recém demitida, viu a oportunidade de fazer um intercâmbio. Muita gente foi contra, disse que era uma loucura (principalmente os pais, no Piauí). E realmente era, para eles que nunca viajaram de avião e que cresceram e criaram seus filhos em uma país de “poucas possibilidades”. Ainda temos muito caminho pela frente como nação, mas cada vez mais, felizmente o intercâmbio é uma possibilidade.

Contra as probabilidades e aos pedidos contrários das pessoas mais amadas, ela decidiu seguir… E embarcará mês que vem!

Tudo culpa de um amigo…

Por culpa deste amigo, ela tomou coragem para embarcar.

O caminho desta amiga para o intercâmbio

Ela cresceu no Piauí e a vida foi trazendo ela rumo ao sudeste, passando por Pernambuco, Bahia, Minas Gerais até chegar em Bragança Paulista, SP. O grande momento chave para ela, foi fazer uma viagem sozinha para o Peru.

“Quando eu ia imaginar, eu viajando sozinha para fora do país? Foram 10 dias que mudaram minha vida.”

Lhama, Machu Picchu e Huyana Picchu simbolos peruanos em Aguas Calientes
Lhama, Machu Picchu e Huyana Picchu simbolos peruanos em Aguas Calientes

Viajar sozinho, eu sempre digo aqui, é algo que todos deveriam fazer na vida. E fiquei muito feliz em ouvir ela falando exatamente a mesma coisa.

Aí veio a demissão…

O melhor presente que ela teve na vida. Por uma série de razões, a principal é que isso fez ela ter que tomar decisões rápidas. Cada dia morando em Bragança, sem tomar uma ação, era dinheiro indo para o ralo. Ou voltava a procurar emprego ou realizava o sonho.

Ai veio o santo amigo e falou “VEM!”.

E ela decidiu ir.

Um amigo que está agora em Sydney, há pouco mais de 10 meses e que já entendeu (e está vivenciando) o poder do intercâmbio. Ainda mais do intercâmbio em um lugar que você se identifica.

Para uma pessoa acostumada e adoradora do calor como ela, e que precisava trabalhar, a escolha ficou fácil. Ir para Austrália, onde ela teria calor, esportes radicais, acesso à visto de trabalho enquanto estudava e um grande amigo para apoiar nos primeiros desafios.

Com inglês quase zero, ela leu um pouquinho aqui o Intercâmbio & Viagem, preencheu um formulário de orçamento de intercâmbio e começou a falar com várias agências até bater o martelo.

A viagem ao Peru ascendeu a chama, a possibilidade. O amigo, jogou toda gasolina necessária!

Comigo foi parecido… Os amigos…

Eu na sala de aula... No Brasil mesmo, fazer o que! hehe
Eu na sala de aula da Faculdade em 2005

Certo eu estava na faculdade e fui chamado por um amigo para ir ao bar encontrar uma ex-colega que tinha acabado de voltar de intercâmbio. Não era alguém próximo no dia-a-dia da faculdade, mas resolvi ir encontrar (afinal, era no bar e tinham mais amigas junto hehe).

Chegando lá, foi o dia que mudou minha vida. Elas tinham acabado de voltar de 1 ano de intercâmbio nos EUA e contaram várias histórias.

Naquele momento, retomei meu sonho do intercâmbio que estava guardado em uma caixa empoeirada em algum lugar… há alguns anos.

Saí do bar decidido, vou fazer um intercâmbio!

Falei com um amigo meu para retomarmos o projeto e, para minha surpresa e alegria, ele estava também na mesma vibe! Em pouquíssimo tempo, tínhamos acertado todo o plano, tínhamos fechado um data.

Eu e Edu Giansante, os amigos duendes na Irlanda em 2008
Eu e Edu Giansante, os amigos duendes na Irlanda em 2008

Se não fosse este meu amigo, talvez eu tivesse ido sozinho… Talvez não. Por me conhecer e por ver tanta gente desistindo, eu tenho certeza que a companhia deste amigo e o plano em conjunto foi decisivo para o projeto dar certo.

Durante o intercâmbio, ele também foi muito importante em vários momentos. Mas o mais importante, foi naquele momento de tomar a decisão e seguir em frente!

Intercâmbio mudou minha vida e vai mudar a sua!

E o seu, como vai ser?

Agora que você já entendeu o poder do convite…. chame um amigo AGORA para fazer um intercâmbio!

Mande uma mensagem no WhatsApp, Face, Insta, email

Compartilhe este artigo na sua linha do tempo

Ligue para aquele amigo…

Mas tem que ser agora!  JÁ! NOW!

Muitos sonhos (de intercâmbio e outros) ficam pelo caminho porque achamos que ainda não é a hora. MAAAAS, se a gente não colocar o plano em prática, jamais vai acontecer! Precisamos dar o primeiro passo e ter disciplina… Não é fácil, são muitas as distrações e possibilidades.

Por isso, comece a planejar seu intercâmbio preenchendo o formulário abaixo e convidando um amigo para ir contigo. Se você já está estudando no exterior, convide agora seu amigo e fale o quanto a experiência tem sido maravilhosa e ele deveria fazer também!

Tudo pronto? Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências de intercâmbio de uma só vez. Compare opções e comece a preparar as malas!

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *