Roteiro de Viagem: América do Sul – Peru e Bolívia em dez dias
Viajar pela América do Sul é mais legal do que a gente imagina no início. Além do mais, pensamos sempre primeiro em países como Argentina, Uruguay e Chile, e deixamos de lado um lado espetacular (talvez o mais sensacional), como Peru, Bolívia e até o Equador (e a fantástica Galápagos, ah, eu ainda vou).
Com o orçamento “restrito” (R$ 2.500,00 + milhas) e dez dias para viajar, decidi no último ano novo fazer uma viagem por Peru e Bolívia, com foco em conhecer dois destinos em particular: Machu Picchu (Peru) e Copabana (Bolívia).
Veja aqui também um roteiro de 16 dias entre Chile e Bolívia (Atacama e Uyuni).
Lima/Peru – um dia.
Foi apenas o local de chegada (vôo TAM, saindo de Guarulhos), e aproveitamos para dar uma volta pela cidade, ver o pôr do sol na Praça do Amor e comer um ótimo Ceviche (prato típico) no Cafe Cafe. Com tempo, vale ficar mais um dia ou dois em Lima. Dormimos no B&B Hostal Tradiciones, acho que dá pra encontrar algo melhor e mais bem localizado em Miraflores.
Cusco/Peru – um dia.
Fomos de Lima a Cusco de avião com a Peruvian Airlines. Neste dia, uma volta pelo centro, uma ida ao Coricancha e compramos os passeios dos dias que viriam a seguir. Dormimos no Pariwana Hostel, ótimo!
Águas Calientes/Peru – dois dias.
De manhã, saímos na tour pelo Vale Sagrado, que passa por Pisac e chega a Ollantaytambo, duas cidades históricas. Na volta o passeio passaria por mais um lugar, mas ficamos em Ollantaytambo, local de onde sai o trem para Machu Picchu. Tomamos o trem e chegamos no começo da noite em Águas Calientes, onde tinha uma pessoa da agência nos esperando na estação de trem. Mais tarde, o guia passou no nosso hostel para combinar o passeio por Machu Picchu.
Saímos no dia seguinte as 6h da manhã para pegar o ônibus que sobe até o templo Inca. Ficamos em Machu Picchu até umas 16h – levem um lanchinho e capa de chuva.
Dormimos no Pirwa hostel, bom.
Cusco/Peru – um dia.
Na manhã seguinte, saímos no trem para Ollantaytambo, onde junto a dois italianos, pegamos um táxi – algo como 30 Soles por casal – para voltar a Cusco.. Muita emoção, cara meio com sono, entrando na contramão, ribanceiras ao lado, meu deus!
Copacabana/Bolívia – dois dias (incluindo a virada 2012/13)
Pegamos um ônibus as 22:30 em Cusco, que chegou 4:30 da manhã em Puno. Quem puder passar o dia na cidade ,ver as ilhas flutuantes, pode ser uma boa ideia, infelizmente não pensei nisso antes. Lá tivemos que esperar três horas até o ônibus para Copacabana sair. 80 Soles para serviço leito, com a Tour Peru. Bom ônibus, apesar das restrições uso do banheiro, hehe.
Bom lugar para o ano novo, curti! Dois dias foram suficientes, uma para o lugarejo e outro para Ilha do Sol. Fantástico Titicaca!
Ficamos no Hotel Utama, razoável até, esperava mais sofrimento.
La Paz/Bolívia – dois dias.
Deixamos Copacabana (de ônibus) por volta das 13:30h, para chegar a La Paz as 16:30h.
Dois2 dias em La Paz me pareceu bom: um dia para dar uma volta pela cidade – pegamos um tour privado de quatro horas – e outro dia para o Chacaltaya/ Valle de la Luna! Um dia a mais para os aventureiros que quiserem descer a Death Road – Estrada da Morte – de bicicleta, para Coroico ou um dia para os que curtem as ruínas e queiram ver o Tiahuanaco
De lá, partimos para casa. Um erro foi comprar um passagem para Santa Cruz – pela Boa.com.bo – de lá tomamos um avião para São Paulo, pela Gol. Depois vimos que havia voo “barato” da BOA de La Paz para Guarulhos, SP.