Roteiro de Viagem: América do Sul – Peru e Bolívia em dez dias

Viajar pela América do Sul é mais legal do que a gente imagina no início. Além do mais, pensamos sempre primeiro em países como Argentina, Uruguay e Chile, e deixamos de lado um lado espetacular (talvez o mais sensacional), como Peru, Bolívia e até o Equador (e a fantástica Galápagos, ah, eu ainda vou).

Com o orçamento “restrito” (R$ 2.500,00 + milhas) e dez dias para viajar, decidi no último ano novo fazer uma viagem por Peru e Bolívia, com foco em conhecer dois destinos em particular: Machu Picchu (Peru) e Copabana (Bolívia).

Veja aqui também um roteiro de 16 dias entre Chile e Bolívia (Atacama e Uyuni).

Isla del Sol, Lago Titicaca, Bolívia
Isla del Sol, Lago Titicaca, Bolívia

Lima/Peru – um dia.

Foi apenas o local de chegada (vôo TAM, saindo de Guarulhos), e aproveitamos para dar uma volta pela cidade, ver o pôr do sol na Praça do Amor e comer um ótimo Ceviche (prato típico) no Cafe Cafe. Com tempo, vale ficar mais um dia ou dois em Lima. Dormimos no B&B Hostal Tradiciones, acho que dá pra encontrar algo melhor e mais bem localizado em Miraflores.

Cusco/Peru – um dia.

Fomos de Lima a Cusco de avião com a Peruvian Airlines. Neste dia, uma volta pelo centro, uma ida ao Coricancha e compramos os passeios dos dias que viriam a seguir. Dormimos no Pariwana Hostel, ótimo!

Águas Calientes/Peru – dois dias.

De manhã, saímos na tour pelo Vale Sagrado, que passa por Pisac e chega a Ollantaytambo, duas cidades históricas. Na volta o passeio passaria por mais um lugar, mas ficamos em Ollantaytambo, local de onde sai o trem para Machu Picchu. Tomamos o trem e chegamos no começo da noite em Águas Calientes, onde tinha uma pessoa da agência nos esperando na estação de trem. Mais tarde, o guia passou no nosso hostel para combinar o passeio por Machu Picchu.

Saímos no dia seguinte as 6h da manhã para pegar o ônibus que sobe até o templo Inca. Ficamos em Machu Picchu até umas 16h – levem um lanchinho e capa de chuva.

Dormimos no Pirwa hostel, bom.

Cusco/Peru – um dia.

Na manhã seguinte, saímos no trem para Ollantaytambo, onde junto a dois italianos, pegamos um táxi – algo como 30 Soles por casal – para voltar a Cusco.. Muita emoção, cara meio com sono, entrando na contramão, ribanceiras ao lado, meu deus!

Copacabana/Bolívia – dois dias (incluindo a virada 2012/13)

Pegamos um ônibus as 22:30 em Cusco, que chegou 4:30 da manhã em Puno. Quem puder passar o dia na cidade ,ver as ilhas flutuantes, pode ser uma boa ideia, infelizmente não pensei nisso antes. Lá tivemos que esperar três horas até o ônibus para Copacabana sair. 80 Soles para serviço leito, com a Tour Peru. Bom ônibus, apesar das restrições uso do banheiro, hehe.

Bom lugar para o ano novo, curti! Dois dias foram suficientes, uma para o lugarejo e outro para Ilha do Sol. Fantástico Titicaca!

Ficamos no Hotel Utama, razoável até, esperava mais sofrimento.

La Paz/Bolívia – dois dias.

Deixamos Copacabana (de ônibus) por volta das 13:30h, para chegar a La Paz as 16:30h.

Dois2 dias em La Paz me pareceu bom: um dia para dar uma volta pela cidade – pegamos um tour privado de quatro horas – e outro dia para o Chacaltaya/ Valle de la Luna! Um dia a mais para os aventureiros que quiserem descer a Death Road – Estrada da Morte – de bicicleta, para Coroico ou um dia para os que curtem as ruínas e queiram ver o Tiahuanaco

De lá, partimos para casa. Um erro foi comprar um passagem para Santa Cruz – pela Boa.com.bo – de lá tomamos um avião para São Paulo, pela Gol. Depois vimos que havia voo “barato” da BOA de La Paz para Guarulhos, SP.

Quer uma ajuda para organizar seu roteiro de viagem? Preencha o formulário abaixo e fale com agências de viagem parceiras do Intercâmbio & Viagem!

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *