Custo de vida no Canadá: Gastos do dia a dia do intercambista

Se você está pensando em fazer um intercâmbio, planejar as finanças de acordo com cada item da viagem se torna essencial para evitar imprevistos. E entender melhor sobre o custo de vida no Canadá é o melhor caminho na sua tomada de decisão.

Afinal, eu sei o quão importante é saber a respeito do custo de vida para se manter em um outro país. São muitos os fatores que precisamos analisar, mas acredito que os valores que mais impactam na decisão de escolher estudar no Canadá estão relacionados aos estudos, moradia, alimentação e lazer.

Pensando nisso, esse guia foi criado para te ajudar a entender um pouco melhor sobre o custo de vida no Canadá e te preparar para viver em uma das melhores destinos do mundo.

1) Estudos

Ao decidir fazer um intercâmbio no Canadá, você precisará definir qual o principal objetivo desta decisão. O país oferece diversas opções de estudo para intercambistas como os cursos de inglês com tempo de duração diferentes, programas de graduações em universidades renomadas e até mesmo a possibilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Ao optar por cursos de inglês, você encontrará diferentes opções de estudo com valores iniciais de CAD$ 780, chegando até a CAD$ 5.500. Esses números são referentes a cursos de um mês a um ano respectivamente.

Universidade no Canadá - Foto Pixabay
Universidade no Canadá – Foto Pixabay

Os preços também podem variar de acordo com a cidade escolhida para viver. Toronto e Vancouver costumam ser as cidades com o maior custo de vida do Canadá,e consequentemente, uma das mais caras.

Ainda não sabe qual o melhor curso para aprender inglês no Canadá? Posso te ajudar indiciando algumas opções como:

2) Moradia

Toronto, Canadá (Pixabay)

Saber quanto será necessário gastar com a moradia no Canadá é um dos principais itens ao decidir viver no país. Os valores poderão variar de acordo as suas escolhas e o que você julgar ser melhor.

Durante o seu intercâmbio, você poderá escolher viver em quartos individuais, casas compartilhadas (repúblicas), casa de família (Homestay) ou no campus da própria universidade (se você optar pelo curso de graduação).

Para que você consiga visualizar melhor através de números, trouxemos valores médios mensais para que você consiga calcular a melhor opção para viver no Canadá de acordo com o seu estilo de vida.  

  • Quartos individuais: CAD$ 1000 a 1400
  • Casas Compartilhadas (repúblicas): CAD$ 500 a 850
  • Homestay: CAD$ 800 a 1200
  • Universidades: A partir de U$ 1200

3) Alimentação

Outro ponto muito importante para quem saber um pouco mais sobre o custo de vida no Canadá, entender sobre os gastos médios destinados para a alimentação é fundamental na hora de projetar os gastos durante sua estadia no país.

A alimentação, engloba toda a comida considerada essencial para a sua sobrevivência. E assim como a moradia, os valores gastos dependerão do que você achar necessário ou quanto de verba disponível você reservar para a comida diária.

A média de uma alimentação moderada (sem muitos luxos) durante uma semana é a de CAD $ 80. Para conseguir te dar uma dimensão mais precisa, selecionei alguns itens essenciais e os valores atualizados para que você tenha uma ideia da precificação da comida no Canadá.

  • Litro de leite: CAD$ 2,50
  • Dúzia de ovos: CAD$ 3,50
  • Arroz (1kg): CAD$ 3,50

Para conferir a lista completa de alimentos com valores em dólar canadenses atualizados, confira esse guia completo.

Você quer mais informações sobre os custos de vida no Canadá? Fica comigo que ainda tem mais conteúdo sobre isso!

4) Transporte

O transporte no Canadá, além de ser um dos melhores do mundo, oferece alguns benefícios importantes para o estudante do país.

Faça intercâmbio agora - Canada

Diferentemente do Brasil, você poderá escolher comprar um passe mensal, ao invés de carregar o cartão transporte por semana ou todas as vezes que decidir utilizar os serviços.

No Canadá existe o metropass, o cartão de transporte oferece a oportunidade de fazer viagens ilimitadas dentro da cidade dentro do período de 30 dias. O preço dele varia de CAD$ 116,75 a CAD$ 180. A diferença de valor dependerá da cidade em que esteja.

Já os valores do transporte público individual podem variar entre CAD 1,75 a CAD$ 7,50. Os valores mudam sem aviso prévio e serão pautados dentro do custo de vida regional.

5) Telefonia e Internet

Já que você irá fazer um intercâmbio em outro país, as despesas referentes a telefonia e internet devem estar incluídas em seu planejamento referente ao custo de vida no Canadá.

Mesmo com o Canadá disponibilizando Wi-fi segura em praticamente todos os pontos das principais cidades do país, é importante que você tenha um pacote de dados no celular e uma internet na casa em que estiver vivendo (caso opte por morar sozinho).

A base de valores relacionados a telefone e internet, costumam ser de CAD$ 60. Eles incluem pacotes de ligações ilimitadas e internet de 3 a 5GB (importante confirmar as informações da época vigente).

Você poderá escolher algumas das principais operadoras regionais. Empresas como a Roger e Phonebox, T-Mobile e ATT, além de serem mais conhecidas, disponibilizam planos pré e pós pago com os melhores valores do mercado local.

6) Entretenimento

Royal Ontario Museum – Toronto (Flickr)

Não podemos deixar de forma do custo de vida no Canadá algum orçamento para diversão e lazer.

Afinal, além de estudar, você também vai querer aproveitar para conhecer outras cidades e se divertir durante a estadia no país, não é mesmo?

São muitas as opções que o Canadá oferece quando falamos de diversão. Se você estiver vivendo em Vancouver ou Toronto, por exemplo, a lista de opções se torna ainda maior.

Caso esteja vivendo em Toronto e quiser explorar os principais pontos turísticos da cidade, você encontrará opções como a Casa Loma, o Royal Ontario Museum ou o Toronto Zoo e poderá optar pela compra do Toronto City Pass por aproximadamente CAD $80. Agora, se decidir conhecer todas as atrações inclusas no passaporte de forma individual, seus gastos poderão ultrapassar de CAD $ 150.

Já o lazer relacionado ao cinema poderá variar de acordo com a região que esteja vivendo. Os preços médios para curtir um bom filme no Canadá estão entre CAD $ 13 a CAD 25, enquanto os shows iniciam seus valores em CAD$ 25.

Agora, falando especificamente sobre a vida noturna, se você gosta de aproveitar pubs com amigos ou curte ir para a balada, precisará reservar um valor maior para essas despesas. O valor médio de uma conta no bar do Canadá (sem grandes luxos) pode ultrapassar CAD$ 80 enquanto as baladas podem chegar a CAD$ 150 por noite.

Para que você consiga visualizar os preços com mais facilidades, listamos eles abaixo:

  • Pontos turísticos: CA$ 80
  • Cinema: Entre CA$ 13 a CA$ 25
  • Bares: CAD$ 80
  • Baladas: CA$ 150

Vale a pena viver no Canadá?

Está buscando fazer um intercâmbio para aprender inglês e um destino mais acessível financeiramente? O Canadá é uma excelente opção de destino para os seus aprendizados.

Além do custo de vida no Canadá ser muito menor que em outros países como Malta, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, custos de passagens e cursos podem ser também bem conta. Além do país ser um lugar incrível!

Se você tiver o orçamento semanal planejado e segui-lo à risca, dificilmente terá problemas para viver no Canadá.

E aí? Pronto para começar seu intercâmbio?

Preencha o formulário a abaixo e faça como mais 50 mil pessoas! Fale com várias agências parceiras do I&V e comece a planejar seu intercâmbio no Canadá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *