Planejamento minha próxima viagem: Passo #6, Planilhando e fazendo as contas finais

Nesta altura, já comprei as passagens, decidi os traslados, reservei os principais hotéis etc. Ao longo de todo este processo já fui criando minha planilha com um roteiro macro e os custos – via de regra com alguma margem de segurança. Neste meu caso, como não vou reservar todos os hotéis com antecedência, a margem de segurança é ainda mais relevante.

Veja aqui os passos anteriores:

No começo de tudo, imaginei que uma viagem na América Latina por 10 dias teria um custo de 6 a 7 mil reais, mesmo com essa loucura do dólar. Este é um modelinho de planilha, se quiserem posso encaminhar o Excle, mas é realmente muito simples, vejam abaixo. Por enquanto é nisso que cheguei (valores em R$):

Planejamento Viagem - Costa Rica - Planilha
Planejamento Viagem – Costa Rica – Planilha

Isso tudo é resultado de algumas coisas que já comprei / reservei e também da minha pesquisa sobre o destino. Preços de refeição, hospedagem, carro etc. e também de alguns chutes pela experiência em outras viagens.

Esta planilha, para mim é uma referência de custos, entender se as cosias estão dentro do esperado ou se devo cortar alguma coisa. Ao longo da viagem, vou anotar tudo no aplicativo Travel Mateabrir os custos detalhadamente aqui, assim como já fiz para as viagens para Panamá, Japão, Patagônia e Texas/EUA.

Nesta planilha não estão inclusos souvenirs e presentes. Ah… Eu não bebo, então para os amantes de uma cerveja ou outras coisas, isso pode representar custo adicional importante. =o)

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *