Roteiro de Viagem – 3 dias em Montenegro (ou talvez 7 dias?)

Cada vez mais vejo o Leste Europeu como um roteiro comum, mas ainda Montenegro parece pouco considerado. O pequenino paí enconstrado Croácia, Sérvia, Kosovo e Albânia, tem paisagens lindas junto  ao mar Adriático e para o interior.

Na minha passagem foram 3 dias, em que aluguei um carro e foi excelente! Seja pela paisagens espetaculares ao longo  da costa, seja pelo melhor aproveitamento do tempo.

Dia 1 – Chegada em Tivat e passeio nas imediações de Kotor

Meu voo chegou de Belgrado pela manhã e logo de cara peguei um carro. Comprei um chip por 20 euros com internet e dispensei o GPS.

Este primeiro dia foi dedicado à baía de Kotor, e só a viagem até lá já era um espetáculo. Por lá, passeei pela pequena Kotor, com vista para o lago, inclusive do  forte de St John morro acima 1.500 desgraus. O pesseio pela cidade histórica de  Kotor é bacana e uma boa parada para comer e comprar souvenirs. Ah, ali fica também a catedral de Saint Tryphon, pequena, histórica e linda.

Depois, segui para da toda a volta da baía e encontrar um ponto para ver o por do sol, o que acabou sendo em um bar a beira do lago próximo a Peareast. Com mais tempo, poderia ter ido até a igreja Gospa od Skrpjela que fica em uma ilhasinha lá no meio do lago. Poético.

Forte de Kotor (Castelo de St John), de cima para baixo - Montenegro
Forte de Kotor (Castelo de St John), de cima para baixo – Montenegro

A volta toda na baía, a partir de Tivat, não dá 50km e é lindo demais!!!

Já sem a luz do dia, parti para Budva, onde dormi as duas noites. Montenegro Hostel Budva – 70 euros o casal, quarto privativo. Bom (2012).

Dia 2 – Budva

Peguei um hostel no meio do centro histórico (Stari Grad), melhor coisa que poderia fazer. Ali é o principal ponto turístico, com as casinhas antigas, passeio pelo muro da cidade, a citadela e fica ao lado da marina e da famosa Bailarina de Budva. Tudo pode ser feito em meio período, mas os restaurantes e baladas ficam todos nas imediações também.

A tarde, fui para a ilha Sveti Nikola, que não tem “nada” além de um mar fantástico e praias de pedras. Como era meia estação, os bares estavam funcionando parcialmente. Ida e volta a 5 euros, por aí. Saída a cada 30 min.

Depois, fui à caça do por do sol. Subi, subi, subi uns morros. Igreja, cemitério, casas de bairro até que desci e vi que o melhor lugar para ver o por do sol era o em um hotel chamado Androvic, em frente a ilha Sveti Stefan. Um dos fins de tarde mais lindos que vi!

Um dos lugares mais fantásticos para o por do sol, Sveti Stefan (proximo a Budva), Montenegro
Um dos lugares mais fantásticos para o por do sol, Sveti Stefan (proximo a Budva), Montenegro

Dia 3 – Skadar Lake, Podgorica e partida!

Após o café da manhã, uma passadinha pela Bailarina de Budva (onde tem umas praias movimentadas também) e partida para o Lago Skadar.

Cuidado ao encontrar os passeios “oficiais”. Tinha um na estrada que quase entramos, mas o certo é dentro de uma cidadezinha. Novamente, como era entre temporadas, poucas opções disponíveis e pegamos um barco só para nós (80 euros) e demos uma volta no lago. Valeu a pena, mas sei que no lago tem muito mais par ver além da voltinha de 2 horas que demos!

Depois, segui viagem até Podgorica, que apesar de ser a capital, pouco tem a oferecer.

Considerações finais do Roteiro em Montenegro:

  • Fiz muita coisa em 3 dias, graças ao carro. Valeu muito a pena, as distâncias são pequenas e é muito fácil dirigir. Aluguei por 3 dias, 174 euros um carro pequeno (Spark, Chevrolet).
  • Para fazer bem, o mesmo passeio que fiz, mas com calma, acredito que mais um ou dois dias seriam suficientes.
  • Além destes lugares, tem Herceg Novi, que faria sentido passar um ou dois dias, mas não houve tempo. Fazia sentido na minha logística (fui descendo a costa), mas não havia tempo.
  • A moeda lá é o euro.
  • Curiosidade: Montenegro e Kosovo foram os únicos lugares que não encontrei algum brasileiro.
A bailarina de Budva, Montenegro
A bailarina de Budva, Montenegro

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!