Bandeira da Irlanda: História, Significados e mais!

Em primeiro lugar, a bandeira de um país diz muito sobre sua história e características. Portanto, conhecer a bandeira da Irlanda significa aprender mais sobre os atributos desse país incrível.

Que a Irlanda é um dos países preferidos dos intercambistas, nós já sabemos. Com muitas oportunidades para brasileiros e atrações sensacionais, o país conquista facilmente os seus visitantes. Mas você a conhece a história e o significado da sua bandeira?

Dessa forma, se você deseja conhecer mais sobre a história, símbolos e tradição da Irlanda, senta que lá vem história.

Bandeira da Irlanda

Bandeira da Irlanda
Bandeira da Irlanda – Alejandro Luengo on Unsplash

Antes de mais nada, a bandeira da Irlanda também é conhecida como a tricolor, devido às três faixas verticais nas cores verde, branco e laranja. Ainda mais, a bandeira não possui nenhum símbolo, desenho ou brasão; apesar disso, é repleta de significado e história.

Seu formato é retangular, com proporção de 1:2. Além disso, a bandeira da Costa do Marfim possui as mesmas cores que a bandeira irlandesa, mas em ordem invertida – portanto, cuidado para não confundir a ordem.

Significado das cores

Verde

Primeiramente, o verde na bandeira da Irlanda representa a tradição gaélica, o nacionalismo e republicanismo irlandês, bem como a maioria católica do país.

Laranja

Por sua vez, o laranja representa os adeptos de Guilherme de Orange (rei da Inglaterra e Irlanda no final do século XVII), a minoria protestante do país.

Branco

Por fim, o branco, no centro da bandeira, simboliza a paz e trégua duradouras entre o verde e o laranja.

História da bandeira da Irlanda

A bandeira da Irlanda que conhecemos hoje foi primeiramente introduzida por Thomas Francis Meagher em 1948, mais de 60 anos antes da independência do país, durante a Young Irelander Rebellion (rebelião jovem irlandesa).

No entanto, foi apenas na Revolta da Páscoa de 1916, quando foi hasteada no General Post Office (o prédio central dos correios, localizado em Dublin), que a tricolor começou a ser considerada como a bandeira nacional.

Posteriormente, em 1919, a República da Irlanda adotou a bandeira durante a Guerra da Independência. Mais tarde, o Estado Livre Irlandês (1922-1937) também continuou com a tricolor como símbolo nacional. Por fim, foi apenas em 1937 que a bandeira foi incorporada na Constituição da Irlanda.

Hoje, a bandeira tricolor é um símbolo do orgulho irlandês e um importante lembrete da paz alcançada.

Outros símbolos da Irlanda

Além da bandeira tricolor, existem vários outros símbolos que fazem parte da cultura irlandesa. Confira!

Harpa irlandesa
Harpa irlandesa

Harpa Irlandesa

Presente até mesmo na logo da cerveja Guiness, a harpa é um dos símbolos mais relevantes da cultura celta. Nesse sentido, desde o século XVIII ela já era considerada um símbolo nacional da Irlanda, representando o país e a sua luta pela independência.

Shamrock
Shamrock

Shamrock

Conhecido, primeiramente, por ser o símbolo de St. Patrick, o Shamrock é o trevo da sorte irlandês. Nesse sentido, ele apresenta 3 folhas ao invés das 4 conhecidas mundialmente.

Além do mais, o Shamrock ganhou popularidade como um símbolo do país após St. Patrick (padroeiro da Irlanda) usá-lo para explicar a santíssima trindade – pai, filho e espírito santo, cada um representado por uma folha.

Leprechaun
Leprechaun

Leprechaun

Antes de mais nada, o Leprechaun é uma espécie de duende símbolo do folclore irlandês. Nesse sentido, dizem as histórias que ele é mágico e esconde potes de ouro no final do arco íris.

Com sua barba e cabelos ruivos e sua cartola e roupas verdes, o Leprechaun é um dos símbolos que enfeitam as festas de St. Patrick’s Day e os bares típicos da Irlanda.

Quer conhecer a Irlanda por dentro e mergulhar em toda sua cultura?

Faça como mais de 50 mil pessoas. Preencha o formulário abaixo, fale com diversas agências de uma só vez e comece a comparar opções para seu intercâmbio.