[GUIA] Trabalhar na Austrália: Visto, Salários, Cultura e mais!

Em primeiro lugar, trabalhar na Austrália é uma ótima opção para quem busca passar um tempo fora do Brasil.

O país é conhecido por ser multicultural e bastante receptivo, sendo que cerca de 30% da população australiana é composta por imigrantes

Nesse sentido, a Austrália vem seguindo um movimento contrário ao de outros países, como os Estados Unidos, que se preocupam em fechar as fronteiras.

Além disso, a Austrália é um país de primeiro mundo com um clima muito parecido com o do Brasil, o que pode facilitar muito a adaptação.

Então, se está pensando em passar um tempo fora ou até mesmo emigrar do Brasil, você provavelmente encontrou o seu lugar ideal!

Menu: Trabalhar na Austrália

Quem pode trabalhar na Austrália?

Quem pode trabalhar na Austrália?
Quem pode trabalhar na Austrália?
  • Estudantes matriculados em cursos com no mínimo 14 semanas de duração e carga horária de 20 horas semanais
  • Estudantes de Ensino Superior
  • Recém-graduados na Austrália
  • Residentes permanentes ou com dupla cidadania

Antes de mais nada, a boa notícia é que sim, você pode trabalhar e estudar na Austrália! Mas como?

Como trabalhar na Austrália?

Como trabalhar na Austrália?
Como trabalhar na Austrália?

Uma das maneiras mais fáceis de conseguir trabalhar na Austrália é por meio de um visto de estudante.

Nesse sentido, basta que você esteja frequentando qualquer curso que tenha pelo menos 14 semanas de duração e uma carga horária mínima de 20 horas semanais, podendo ser desde cursos de inglês até cursos de graduação ou pós-graduação.

Entretanto, é importante lembrar que há uma limitação na carga horária: quem estuda pode trabalhar por, no máximo, 20 horas semanais. Isso significa apenas empregos part-time.

Além disso, quem conclui a graduação na Austrália possui várias opções de vistos para estender o tempo de permanência no país enquanto busca por opções de emprego ou aperfeiçoamento.

Vistos com acesso a trabalho na Austrália

Vistos para trabalhar na Austrália
Vistos para trabalhar na Austrália
  • Student Visa (visto para estudos)
  • Sponsor Visa (visto de trabalho)
  • Vistos para recém-formados

Student Visa – até 20 semanas

Antes de mais nada, uma ótima notícia: o visto para estudos (student visa) permite que você trabalhe até 20 horas semanais durante o período letivo e em período integral durante as férias.

É importante lembrar, contudo, que o curso precisa ter pelo menos 14 semanas de duração e uma carga horária mínima de 20 horas semanais.

Ainda mais, a aplicação do visto é online e não é mais necessário enviar o passaporte à embaixada para a emissão: o visto agora é uma carta que você recebe por e-mail.

Além disso, o valor para a emissão do visto era de AU$620 no momento desta pesquisa.

Por fim, para obter esse tipo de visto é necessário preencher alguns requisitos. Confira quais são:

  • Possuir um passaporte válido e com validade de no mínimo 3 meses após a data prevista para saída.
  • Estar matriculado em alguma instituição de ensino. Nesse sentido, para comprovar é necessário apresentar o COE – Confirmation of Enrolment. Esse documento é emitido por um site do governo após o pagamento do curso.
  • Preencher este formulário do governo australiano, selecionando o visto 500 – Student Visa.
  • Escrever a sua GTE – Genuine Temporary Criterion, isto é, sua carta de declaração da intenção da sua estadia. Nesse momento, você deve explicar o motivo dos seus estudos na Austrália e seus vínculos e incentivos para o retorno ao país de origem.
  • Comprovar possuir recursos financeiros suficientes, ou seja, AU$1.761 para cada mês de permanência na Austrália. Os documentos utilizados para essa comprovação são: extratos bancários dos últimos 3 meses, declaração de Imposto de Renda e comprovantes de hospedagem.
  • Possuir um seguro saúde/viagem.

Student Visa – mais de 20 semanas

Da mesma forma, essa modalidade de visto para estudos é muito semelhante à anterior: possui a mesma permissão de trabalho, a mesma forma de aplicação e também custa AU$620.

Além disso, o Student Visa para mais de 20 semanas possui todos os requisitos que o visto para menos de 20 semanas possui. A diferença é que ele possui um requisito a mais: exames médicos.

Portanto, para obter o visto de estudos para mais de 20 semanas na Austrália, é preciso comprovar o estado da sua saúde ao governo australiano.

Ao completar e enviar a sua aplicação, automaticamente o sistema emite a guia do exame (HAP ID) se a duração dos seus estudos for superior ao mencionado acima. Além disso, o exame deve ser realizado em médicos cadastrados com o DHA.

Nesse sentido, os exames solicitados são:

  • Atestado médico completo (a consulta custa em torno de R$ 460)
  • Raio X do pulmão (deve ser realizado em laboratório credenciado para que o laudo saia em inglês)
  • Exame de urina simples (também deve ser realizado em laboratório credenciado para que o laudo saia em inglês).

Sponsor Visa – visto para trabalho

Em primeiro lugar, esse tipo de visto costuma ser mais difícil e trabalhoso de obter, portanto esteja ciente de que a forma mais fácil de conseguir trabalhar na Austrália durante o seu intercâmbio é por meio do visto para estudos.

Tendo isso em mente, para conseguir o visto de trabalho (conhecido na Austrália como Sponsor Visa) você precisa de um sponsor, isto é, um “patrocinador” que te ofereça um contrato de trabalho e ainda justifique à imigração o porquê da sua contratação.

Esse tipo de visto normalmente é concedido para trabalhadores que são alocados em locais mais distantes, ou seja, onde a mão de obra é escassa, exigindo a contratação de cidadãos de outros países.

Vistos para recém-formados

Ainda mais, há uma outra modalidade de vistos para aqueles que concluem um curso de graduação ou pós-graduação na Austrália: os vistos para recém-formados.

Essa modalidade inclui, pelo menos, 2 tipos de vistos:

  • Visto por qualificação (Skilled Independent Visa) – é concedido por meio de um sistema de pontuação que leva em conta aspectos como idade, domínio do inglês, formação acadêmica, experiência profissional, entre outros. No geral, é indicado para o intercambista que ainda não possui uma oferta de emprego após o fim do intercâmbio.
  • Visto temporário para graduados na Austrália (Temporary Graduate Visa) – é um visto de até 18 meses de trabalho para quem concluiu um curso de graduação na Austrália.

Quem saber Quanto Custa um Intercâmbio? Conheça nossa calculadora…

Quais os salários na Austrália?

Quais os salários na Austrália?
Quais os salários na Austrália?

Em 2022, o salário mínimo na Austrália é de AU$ 23,23 por hora.

O salário mínimo na Austrália é estabelecido de forma diferente do nosso: por hora. Mas, fazendo as contas, em um trabalho part-time (20 horas semanais) o salário mensal seria cerca de AU$ 1.850 – R$ 6.350, segundo a cotação atual.

Assim, confira abaixo algumas opções de empregos na Austrália e seus salários:

ProfissãoSalárioNível de inglês exigido
JardineiroAUD$ 18,00 a 25,00 / horaBásico
Lavador de pratosAUD$ 18,00 a 26,00 / horaBásico
Ajudante de obrasAUD$ 18,00 a 30,00 / horaBásico
Limpeza/diaristaAUD$ 18,00 a 26,00 / horaBásico
GarçomAUD$ 20,00 a 34,00 / horaIntermediário
BartenderAUD$ 22,00 a 26,00 / horaIntermediário
BabáAUD$ 22,00 a 26,00 / horaIntermediário
BaristaAUD$ 18,00 a 26,00 / horaAvançado
Caixa de supermercadoAUD$ 24,00 / horaAvançado
Assistente administrativoAUD$ 28,00 / horaAvançado
Salários Médios para Trabalhar na Austrália

Trabalho na Austrália

Como você pôde perceber pela tabela acima, o nível de inglês está diretamente relacionado às oportunidades de trabalho na Austrália. De qualquer forma, as vagas mais comuns são aquelas relacionadas ao turismo, sendo mais fácil, portanto, encontrar empregos em hotéis, restaurantes, cafés e pubs, por exemplo.

Trabalho na Austrália para brasileiros

A realidade é a mesma para para os brasileiros? Sim! Quanto melhor a fluência em inglês, maiores são as chances de encontrar uma boa oportunidade de emprego na Austrália.

No entanto, como muitos brasileiros vão com o intuito de aperfeiçoar o inglês, é comum que cheguem ao país com um baixo domínio na língua. Nesses casos, os trabalhos mais comuns são aqueles relacionados à limpeza, lavagem de pratos ou auxílio em obras.

Já com o nível de inglês intermediário, os brasileiros podem conseguir atuar como garçons, cozinheiros ou atendentes de loja. O nível avançado, por sua vez, cria possibilidades para que trabalhem como baristas, chefs, auxiliares administrativos ou, até mesmo, em algum emprego relacionado à área de formação.

Vale ressaltar que a maioria dos brasileiros vai para a Austrália com o objetivo de conciliar trabalho e estudo. Dessa forma, os empregos são part-time, como mencionamos no início do texto.

Além dessas opções de empregos mais comuns na Austrália, existem algumas profissões que estão em alta por lá. Saiba quais são a seguir!

Profissões em demanda para trabalhar na Austrália

Em primeiro lugar, trabalhar na Austrália tem sido a escolha de muitos brasileiros que desejam melhores condições de vida ou uma experiência internacional. Mas você conhece quais são as profissões mais em alta na terra dos cangurus? Confira!

Saúde

A saúde é um dos setores que mais crescem na Austrália, sobretudo após a criação do National Disability Insurance Scheme (Programa Nacional de Seguro para Deficientes) e também devido ao envelhecimento da população no geral.

Portanto, se você é um estudante ou trabalhador dessa área, saiba que a Austrália possui várias opções de trabalho.

Construção

Em primeiro lugar, profissionais da área de construção/edificação são mão de obra escassa na Austrália. Justamente por isso, os salários para essa área são bastante atrativos e chamam a atenção de muitos brasileiros.

Além disso, os profissionais internacionais costumam ser bem-vindos e acolhidos no mercado de trabalho.

Educação

Ainda mais, outro profissional estrangeiro bem-vindo no mercado de trabalho australiano é o professor.

Entre as vagas mais comuns, as principais se concentram na educação infantil.

Para atuar nessa área é necessário revalidar o seu diploma, contudo o esforço compensa: ser professor é uma profissão de grande reconhecimento no país.

Tecnologia da Informação

Antes de mais nada, a área de TI é muito promissora na Austrália e promete crescer ainda mais nos próximos anos: um bom sinal para os profissionais desta área que desejam trabalhar no país.

Além disso, devido à alta demanda os salários dessa área costumam ser altos e você tem a oportunidade de adquirir experiência internacional.

Como encontrar emprego na Austrália?

Como encontrar emprego na Austrália?
Como encontrar emprego na Austrália?

A princípio, nada muito diferente do Brasil: há alguns sites mais famosos para a busca de emprego, vários deles gratuitos.

Como em todo lugar, a indicação é sempre o melhor caminho. Nesse sentido, para os empregos com menor especialização, o que mais acontece é você conseguir uma vaga onde alguém te indicou. 

Além disso, neste tipo de oportunidade, muitas vezes a forma mais eficiente é levar seu CV impresso no restaurante, mercado etc.

Então, se já quiser começar a pesquisar uma vaga para você, confira alguns sites:

Regras de trabalho na Austrália

Regras de trabalho na Austrália
Regras de trabalho na Austrália

Em suma, além do salário mínimo, a Austrália possui algumas outras leis trabalhistas. Confira!

  • Carga horária de 38 horas semanais para trabalhos full-time.
  • Férias anuais de 4 semanas que podem ser divididas em quantas vezes quiser durante o ano, ou seja, você pode até mesmo tirar férias antes de completar um ano de trabalho.
  • O funcionário tem, por ano, direito a 10 dias de afastamento médico remunerado, se comprovado. Se a licença for maior do que 10 dias, o funcionário pode ficar até 3 meses afastado sem perder o emprego, mas não irá receber durante todo esse período.
  • Em caso de falecimento de algum familiar, o funcionário tem direito a 2 dias de afastamento remunerado.

Melhores cidades para trabalhar na Austrália

Em primeiro lugar, todas as cidades possuem boas oportunidades, tudo depende do perfil de intercâmbio que você está planejando.

Enquanto as áreas mais afastadas possuem uma mão de obra mais escassa, podendo precisar de profissionais internacionais até mesmo para residência permanente, as cidades mais centrais e populosas costumam ter mais vagas e oportunidades.

À primeira vista, se você deseja chegar na Austrália e já encontrar um emprego, o ideal seria viajar para as grandes cidades: Sydney, Melbourne, Brisbane e Gold Coast.

Trabalhar na Austrália: informações adicionais

Existem mais algumas informações que você que está pensando em como ir para a Austrália trabalhar precisa saber.

Quando você se candidatar a uma vaga, provavelmente será solicitado o seu Tax File Number – um número de registro para imposto que funciona também como um tipo de carteira de trabalho. Você pode solicitar o seu Tax File Number gratuitamente, pelo site do governo: www.ato.gov.au.

Outra informação bastante útil para quem quer trabalhar na Austrália diz respeito ao currículo. É interessante colocar como referência algum contato que esteja no país, como um professor do seu curso, um amigo que more por lá, ou mesmo a sua homestay family.

Por fim, é importante você saber que para trabalhar em alguns empregos na Austrália, é preciso obter o certificado de cursos rápidos feitos no país. A maioria desses empregos está relacionada ao atendimento ao público. Os principais cursos são:

  • RSA (Responsible Service of Alcohol): certificado necessário para quem vai atuar com a venda de bebidas alcoólicas.
  • MIX’n’IT – Bar and Cocktail: curso que visa ensinar o preparo adequado de drinks.
  • Barista: curso voltado à preparação correta de cafés.
  • Senior First Aid: solicitado para quem vai trabalhar com crianças e idosos, trata-se de um curso de primeiros socorros.
  • Greencard: voltado a trabalhadores da construção civil, o curso aborda técnicas de segurança no trabalho.
  • RCG (Responsible Conduct of Gambling): permissão necessária para quem vai trabalhar com jogos e apostas.

Conclusão sobre trabalhar na Austrália durante o intercâmbio

Em conclusão, trabalhar na Austrália durante o período de um intercâmbio é uma escolha que oferece uma combinação única de oportunidades profissionais e experiências culturais enriquecedoras. O país é um exemplo de diversidade e receptividade, abrigando uma população formada por pessoas de todo o mundo. Isso proporciona um ambiente acolhedor e multicultural, que facilita a adaptação para aqueles que buscam novos horizontes no exterior.

Além disso, a qualidade de vida na Austrália, juntamente com um clima agradável e paisagens deslumbrantes, faz deste país uma opção altamente desejável para aqueles que desejam equilibrar trabalho e lazer. Os diversos tipos de visto, como o Student Visa e o Sponsor Visa, possibilitam a exploração de diferentes trajetórias profissionais, desde a educação até a tecnologia da informação, abrindo as portas para carreiras internacionais.

Portanto, se você está considerando uma experiência de intercâmbio que combine crescimento profissional e cultural, a Austrália se destaca como um destino que oferece o melhor dos dois mundos. Siga explorando as oportunidades apresentadas neste artigo e dê os primeiros passos em direção a uma jornada inesquecível de trabalho e aprendizado na terra dos cangurus.

Que tal? Vamos para a Austrália? =D

Faça como mais de 60 mil pessoas. Preencha o formulário abaixo e fale com várias agências de intercâmbio de uma só vez. Receba diversas ofertas e compare opções!