As 11 melhores cidades para intercâmbio em Malta

Diversas vezes queremos fazer algo diferente não é mesmo? Por esse motivo muitos estrangeiros estão escolhendo como destino para intercâmbio a ilha Malta.

Está pensando em conhecer as ilhas do mediterrâneo? Bom, Malta tem sido muito procurada por quem deseja fazer um intercâmbio. Mas essa procura não é por acaso. O lugar é lindo e o custo de vida em Malta é baixo, fazendo assim, um ótimo destino.

Aqui concentramos as 11 melhores cidades para intercâmbio em Malta, comparamos, custo de vida, transporte e lazer. O que é muito importante você saber para evitar perrengues. Algumas coisas são bem similares como, por exemplo, o transporte.

Vamos ao que interessa!

1. Valleta

vista panorâmica de Valleta - Pixabay
vista panorâmica de Valleta – Pixabay

Valleta é a capital de Malta. Uma linda cidade, e devida sua arquitetura é conhecida como museu ao ar livre. A cidade é repleta de arquitetura barroca ( ela foi construída baseada nesse estilo artístico). A cidade tem mais de 400 anos de história e é reconhecida desde 1980 como patrimônio mundial de Malta pela UNESCO.

  • Lazer: A cidade de Valleta, por si só já é uma atração, afinal ela é toda histórica, construída de um jeito único. A cidades não possui apenas ruínas, é um lugar com inúmeras igrejas, monumentos antigos, museus, templos e jardins encantadores. Porém, de fato as atrações mais procuradas são as visitas ao Palácio do Grão-Mestre, a co-catedral de São João, o Museu Nacional da Guerra e a Triq Ir-Repubblika, que é onde sem dúvida se encontra a maiorias das lojas e restaurantes, portanto não deixe de conhecer a rua mais movimentada de Valleta. 

2. St.Paul’s Bay

St.Paul’s Bay - Pixabay
St.Paul’s Bay – Pixabay

St.Paul’s Bay é uma povoado localizado no lado norte da ilha de Malta, e o nome e por causa da menção que se faz ao naufrágio de São Paulo na região. O povo maltês acredita que foi São Paulo que começou com a ideologia do cristianismo na ilha.

  • Lazer: Um lugar encantador, com vida noturna agitada. A região de
    St.Paul’s Bay , possui bastantes lugares para entretenimentos. A cidade conta com uma quantidade razoável de bares e casas de shows para quem gosta de aproveitar a noite com estilo. E não podemos deixar de mencionar a orla da cidade que é sensacional, a qual se da á vista para um azul sem fim do mar mediterrâneo.

3. St. Julian’s

St. Julian's, Malta - Pixabay
St. Julian’s, Malta – Pixabay

Uma das cidades mais procuradas para quem vai realizar o intercâmbio em Malta a cidade de St. Julian’s é repleta de lindas paisagens, com um ar de cidade do interior. A cidade é conhecida como uma vila de pescadores, e apesar disso, não se engane a vida noturna na cidade é surpreendentemente agitada. Os barquinhos coloridos de pescas a noite dividem espaço com luzes de casas de show e bares. Por fim, é uma cidade bem animada. Perfeita para quem quer fazer um intercâmbio e não quer abrir mão de um agito.

  • Lazer: Em St. Julian’s há muitas formas de se divertir. Na cidade encontramos o Aquário Nacional de Malta, localizado a pouco mais de 1 hora de valletta com uma arquitetura toda diferente em formato de estrela, ou seja, só pelo prédio o passeio já vale a pena. A região tem muitas opções de bares, restaurantes e tem as melhores baladas de Malta, mas a diversão mais gostosa da cidade são as atrações aquáticas. Desde relaxar nas areias Perched Beach ou passar uma tarde no parque aquático de Bugibba Water Park que fica a uma pequena distância de St. Paul’s Bay.

4. Sliema

Sliema - Pixabay
Sliema – Pixabay

Sliema é considerada uma cidade com potencial econômico. Assim sendo, uma das principais regiões para comércio da ilha. Uma cidade repleta de hotéis, cafés, restaurantes e muitas lojas. De mesma forma que outras cidades, Sliema também é um vilarejo de pesca antigo. Sliema é considerada uma cidade moderna, com um ar contemporâneo e urbano mesclado com sua arquitetura clássica. Sliema é a escolha perfeita para quem quer trabalhar durante o intercâmbio.

  • Lazer: Apesar de ser uma cidade com foco econômico, Sliema tem muitas atrações para conhecer e se divertir. Entre as ruas (ruas como a Sir Adrian Dingli) da cidade encontra – se facilmente cafés e restaurantes para todos os gostos. A cidade por consequência tem vida noturna agitada com inúmeros bares e casas de shows como
    por exemplo O The Jack of All Trades, o Step Down Bar, e o One38Lounge, e claro não podemos esquecer do point da cidade o barco que virou um bar super frequentado da cidade o 90-91 Boat Bar. Em Sliema tem muitos pontos turísticos, mas um lugar que é muito visitado é o teatro salesiano com pinturas de Giuseppe Cali, de fato o teatro é uma referência cultural em Malta.

5. Swieqi

pôr do sol em malta - Pixabay
pôr do sol em malta – Pixabay

Swieqi é uma cidade perto de St. Julian’s, e é considerado um vilarejo residencial. A cidade é pacata, e não há muitos bares e lugares para entretenimentos, mas, uma vantagem e que a cidade fica a 15 minutos de ônibus de um dos lugares mais agitados de Malta a cidade de St. Julian’s. A cidade é ótima para intercâmbistas que desejam um lugar mais sossegado.

  • Lazer: Swieqi é uma cidade bem tranquila, já que é uma cidade residencial. Nela você vai encontrar restaurantes de vila e alguns bares, a cidade tem bastante jovens e estudantes, mas quando querem ir em alguma balada, club ou bar para se divertir vão para outras cidades, porquê em Malta tudo é bem pertinho e com uma curta viagem você já está em outra cidade.

6.Rabat

Mesquita de Rabat - Pixabay
Mesquita de Rabat – Pixabay


Rabat é uma cidade relativamente grande , no entanto é considerada uma cidade com cultura árabe em Malta, com traços de civilizações romanas e gregas. Uma lugar muito religioso, em que cristãos acreditam ser a cidade em que o Apóstolo Paulo viveu depois de ter naufragado nas regiões da ilha de Malta. De fato, a cidade tem um grande conjunto de ruínas, para serem vistas e admiradas, e por toda a cidade há muitas igrejas e templos no estilo do barroco. A arquitetura deixa a cidade toda especial. A cidade de Rabat é onde os túmulos de São Paulo e Santa Ágata estão localizados. Um ótimo lugar para se passar uma tarde. Assim sendo, Rabat um povoado muito visitado atualmente.

  • Lazer: Rabat não é um cidade com, points de bares e baladas, mas, há muitos lugares para conhecer como a Igreja de São Paulo, que foi construída em cima de uma gruta a qual acredita – se que a pedra arranhada de lá tem efeitos curativos. A cidade é repleta de museus, e o mais famoso é o museu Vila Romana que tem várias relíquias romanas, na cidade também vemos o famoso chão de mosaico, que é de uma beleza inescapável. Para passar o tempo também é valido visitar os jardins e palácios da cidade, toda a cidade vale a pena! Mas o ponto mais procurado da cidade é o Penhascos Dingli, ele é o ponto mais alto da cidade com cerca de 250 metros acima do mar é tem uma vista magnífica para o mar mediterrâneo.

7. Mdina

Mdina, Malta - Unsplash
Mdina, Malta – Unsplash

Mdina é a antiga capital de Malta, e é incrível o estado dela, acredite ela está intacta. Conhecer Mdina é fazer uma viagem no tempo com direito a conhecer, palácios e casas antigas. A cidade é um lugar tranquilo e bem pouco povoada, e como consequência da tranquilidade da cidade ela recebeu o apelido de ” cidade silenciosa”. É um lugar para se passar o dia e conhecer as muralhas da cidade, andar pelos becos estreitos e admirar toda a arquitetura medieval, ainda íntegra.

  • Lazer: Mdina é a cidade vizinha de Rabat. A cidade de Mdina tem o mesmo estilo da cidade de Rabat, com uma arquitetura medieval repleta de museus, jardins e palácios para visita. A cidade tem muitos lugares bonitos, mas tem duas atrações muito especiais na cidade. Um dos pontos mais procurados é a visita ao O Bastião, onde você pode apreciar toda a vista panorâmica da ilha de malta, desta maneira sendo um ótimo lugar para tirar fotos. Outra atração muito procurada é A Experiência de Mdina, que é um show audiovisual que conta toda a historia da cidade de forma atrativa.

8. Mosta

Mosta Dome, Mosta - Pixabay
Mosta Dome, Mosta – Pixabay

Mosta está localizada na área central de Malta, sendo uma das maiores cidades de lá. A cidade tem comércios com grande atividade econômica e por esse motivo é um bom lugar para se morar, pois a cidade é tranquila e há uma demanda de emprego grande. A cidade tem muitos lugares históricos e ruínas para se conhecer.

  • Lazer: Mosta é considerada um lugar mais tranquila e calmo, e é muito lembrada e conhecida por ter a igreja de Santa Maria ( Mosta Dome), o ponto turístico da cidade. A Igreja de Mosta Dome é linda, mas é conhecida pela lenda que a cerca. Conta – se que na segunda guerra mundial a igreja foi atingida por uma bomba e no entanto ela não explodiu e a igreja permaneceu intacta e nenhum fiel que estava lá dentro se feriu.

9. Gzira

Farol do Porto, Malta - Pixabay
Farol do Porto, Malta – Pixabay

A cidade de Gzira é conhecida por ser bem moderna quando comparada as outras cidades de Malta. A cidade está localizada na parte central, na costa nordeste de Malta e fica próxima a cidade de Sliema. A cidade de Gzira é popularmente conhecida por suas belas vistas a beira mar de Valletta e Marsamxett Harbour. Fazer um intercâmbio em Malta na cidade de Gzira, envolve muitas vantagens a maior delas é que Gzira está perto da Universidade de Malta, Sliema e Valletta.

  • Lazer: A cidade de Gzira é na costa do nordeste de Malta sendo assim, o que não falta são lindas paisagens do mar mediterrâneo. As tardes de lá na maioria das vezes são agradáveis o que é perfeito para fazer uma caminhada no calçadão à beira mar que leva você até Sliema e St. Julian’s, com vistas espetaculares do porto de Marsamxett.

10. Ilha de Gozo

Janela Azul, Ilha de Gozo - Pixabay
Janela Azul, Ilha de Gozo – Pixabay

Você gostaria de conhecer um lugar em que as águas são cristalinas, com um clima tropical e quase nunca aparece uma nuvem de chuva? Se a resposta for sim, Gozo é o seu lugar! Sabe porque? Gozo é uma das ilhas mais conhecidas e a segunda maior do arquipélago. A cidade é um lugar tranquilo, que até te trás um sentimento de paz. A Ilha de Gozo é a escolha perfeita para quem gosta de paisagens naturais e durante o intercâmbio deseja se aventurar. A cidade é um dos pontos turísticos mais famosos de Malta.

  • Lazer: Gozo é uma ilha com muitas atrações. Assim como a ilha de Malta, Gozo há muitas igrejas sendo a mais querida a Ta`Pinu pois é um santuário impressionante daqueles que você paralisa a frente de tão bonito. Umas das atrações mais procuradas da ilha de Gozo é a janela azul. A janela azul era um cartão postal, uma formação rochosa com mais de 28 metros de altura. Um espetáculo da natureza que deixou de existir após uma tempestade. Porém, a Ilha de Gozo continua com seus encantos.

11. Comino

Lagoa Azul, Ilha de Comino - Pixabay
Lagoa Azul, Ilha de Comino – Pixabay

A Ilha de Comino está localizada entre Malta e Gozo e é bem dizer inabitada, um lugar incrível de se conhecer, pois é uma ilha quase deserta, lá não tem estradas, bares ou restaurantes e as visitas são permitidas apenas das 8h até 18h. Comino possui lindas paisagens naturais, paisagens que na verdade parecem quadros. Um lugar perfeito para quem quer tranquilidade. Durante seu intercâmbio não deixe de conhecer essa pequena ilha.

  • Lazer: Na ilha de Comino você pode e deve ir para relaxar, é sensacional para ter um contato direto com a natureza. Na ilha você irá conhecer grutas lindas para tirar fotos e irá tomar um belo banho na lagoa azul. A atração da ilha é a lagoa azul, onde o que chama mais atenção e a cor do mar em tons azuis esverdeados.

Custo de vida em Malta

Comparando todos os destinos europeus não tenha dúvida Malta é um lugar com custo benefício comprovado. O custo de vida é menor é a frase que pode resumir o que é morar em Malta seria :

Morar em Malta é ter qualidade de vida!

É importante saber os custos que você terá nas ilhas, porque assim, você pode se planejar melhor é se organizar financeiramente. Como qualquer lugar o custo de vida em Malta varia.

A variação acontece de acordo com as escolhas que você faz. Escolhas como o estilo de vida que deseja levar. Porém, o que mais influência nos gastos que você terá em Malta é a localização da sua moradia.

O custo de vida em cidades maiores como St. Julians e Valleta é maior. Por ser a capital de Malta, Valleta é a cidade que tem o maior custo de vida, isso porque lá é a melhor localização da ilha.

Considerando gastos com aluguel na área central de St. Julians e Valleta mais alimentação e lazer ( sem muito luxo) seu gasto será aproximadamente 1.030€.

É importante lembrar que Malta é muito procurada por quem deseja relaxar, porque sinceramente o lugar é um paraíso! Por outro lado não podemos esquecer que é um lugar turístico e que nas temporadas de férias tudo aumenta de valor.

Em cidades mais afastadas do centro o custo de vida não é alto. Considerando os gastos com aluguel, lazer e transporte seu gasto mensal ficará em torno de 897€. Lembrando que mesmo não sendo cidades do centro, Malta é toda turística é por esse motivo, você também notará as coisas mais caras em meses de alta temporada.

Por fim, para o custo de um intercâmbio em Malta é comparável com outros destinos, principalmente nos cursos de 1 mês e 3 meses. Recentemente, se tornou possível para estrangeiros trabalhar em Malta com visto de estudante, porém não é um processo simples.

Transporte

Em Malta tem várias opções de transporte. Uma das opções é o transporte público, o ônibus! É bem fácil é barato de se locomover na ilha. Você pode comprar a passagens diárias ou um cartão com passagens ilimitadas.

A passagem diário em Malta e em torno de 1,50€ e na alta temporada o valor é arredondado para 2€. O legal da passagem em Malta é que o ticket vale por duas horas. Ou seja, dentro de duas horas você não precisa ficar gastando com passagem. Se você for em alguma balada, vá despreocupado! É serio ônibus lá é até as 4 horas da manhã, porém em horários especiais a passagem é 3€. Uma opção mais econômica é comprar o cartão de transporte mensal que normalmente tem o valor de 26€.

Há varias opções de compra de tickets para os ônibus da cidade ( veja aqui os valores dos cartões com passagens). Apesar de ser fácil e barato usar o ônibus todo dia, ele não é a melhor opção para quem tem pouco tempo na cidade. Pois o ônibus não tem hora fixa para passar e algumas vezes por conta da demora acaba ficando lotado.

Mas não é o fim, existem outras opções como alugar um carro, assim que você chega na cidade, você vê várias empresas que alugam carros a taxas pequenas, muitas vezes compensa alugar um carro durante sua estadia na cidade. O transito da cidade é bem tranquilo.

Em toda a cidade também encontramos táxis que não tem taxímetro o que facilita já saber o valor da viagem pois, o valor do percurso é pré estabelecido e dependendo do lugar que você vai, o táxi é uma boa opção.

Curiosidade

Popeye Village - Pixabay
Popeye Village – Pixabay

Malta tem um lugar muito legal. chamado Popeye Village, que é um vilarejo que foi criado como um parque temático em 1979 montado para a gravação do filme, que ao fim de tudo foi um fracasso de bilheteria. Porém o parque ficou lá. Hoje o Popeye Village Fun Park é uma das atrações turísticas mais famosa da ilha. Se você for para Malta não deixe de passar lá é curtir uma aventura no universo do popeye.

Conclusão

Fazer um Intercâmbio em Malta é viver um sonho!!! Um lugar com paisagens e cidades exuberantes e com custo de vida baixo. Não tenha dúvidas de que Malta é uma escolha certa para fazer seu intercâmbio.

Faça como mais de 50 mil pessoas. Preencha o formulário abaixo, fale com diversas agências de uma só vez e comece a comparar opções para seu intercâmbio.