Guia IELTS: Tudo sobre o Certificado

Obter um certificado internacional de língua inglesa é uma meta importante para muitas pessoas que desejam estudar ou trabalhar no exterior. Até mesmo aqui dentro do Brasil, muitos processos seletivos cobram a proficiência em inglês como um pré-requisito.

Nesse sentido, o IELTS é uma das provas mais procuradas por quem deseja um certificado internacional de inglês, juntamente com o TOEFL e a prova Cambridge.

Para te ajudar nessa busca, nós reunimos aqui TUDO que você precisa saber para fazer a prova do IELTS. Confira!

Menu do artigo:

O que é o IELTS?

O IELTS (International English Language Testing System) é um dos exames de proficiência em inglês mais populares do mundo. Ele avalia quatro habilidades da língua: listening (compreensão auditiva), reading (leitura), speaking (conversação) e writing (escrita).

Ele é um exame internacional e oficial de proficiência em inglês, sendo organizado pelo British Council e realizado em mais de 900 centros espalhados pelo mundo. O objetivo do IELTS é avaliar como você utiliza o idioma para estudar, trabalhar e viver em um ambiente falante de inglês.

Ainda mais, a pontuação do IELTS varia de 0 a 9, sendo 0 a nota atribuída ao usuário que não respondeu às questões, e 9 a nota considerada nível expert. Muitas instituições utilizam essa pontuação do exame para comprovar o nível de inglês do candidato. Para saber qual é o seu nível de proficiência segundo o Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR), veja a tabela abaixo.

Nota no IELTSNível segundo o CEFR
Entre 1 e 3,5A1 ou A2
Entre 4 e 5B1
Entre 5,5 e 6,5B2
Entre 7 e 8,5C1
9C2

Por fim, a nota mínima exigida para ingresso nas universidades costuma ser 6. Mas não pense que é suficiente: em universidades mais cobiçadas, pode ser necessário tirar no mínimo 8 para conseguir entrar.

Como funciona a prova do IELTS?

Como funciona a prova do IELTS?
Como funciona a prova do IELTS? Foto de Estudar Fora.

Em primeiro lugar, existem 3 tipos de provas do IELTS:

IELTS Academic

IELTS General Training

IELTS para vistos e imigração no Reino Unido (UKVI).

Antes de se inscrever na prova, é preciso ter em mente o seu objetivo para selecionar a modalidade correta. Nesse sentido, o IELTS Academic normalmente é solicitado por universidades do exterior, a fim de comprovar o nível de inglês dos candidatos estrangeiros. Por isso, essa prova avalia algumas das competências da linguagem acadêmica.

Já o IELTS General Training costuma ser utilizado para obtenção de visto em países como Austrália, Nova Zelândia e Canadá. O Reino Unido possui uma prova do IELTS específica para o seu processo de imigração, O IELTS UKVI.

Ainda mais, depois de realizar a prova você recebe uma cópia dos resultados dentro de 13 dias. Normalmente, eles permanecem válidos por 2 anos.

Por fim, qualquer que seja a modalidade escolhida, a duração da prova é de 2 horas e 45 minutos. Esse tempo é dividido entre as sessões, conforme a tabela abaixo.

SessãoTempo
Listening45 minutos
Reading60 minutos
Writing60 minutos
Speaking11 a 14 minutos

Listening

Em primeiro lugar, na sessão de listening do IELTS, você deverá responder a 40 questões, divididas em 4 blocos. Nesse sentido, você ouvirá a 4 conversas ou monólogos e, no final, terá de responder perguntas sobre o que foi dito.

Vale ressaltar que as gravações são escutadas apenas uma vez, então é preciso prestar muita atenção!

Reading

Ainda mais, a sessão de reading também tem 40 questões, normalmente baseadas em 3, 4 ou 5 textos. O tipo de texto, no entanto, varia de acordo com a prova: no IELTS Acadêmico, eles são retirados de livros e jornais acadêmicos; já no IELTS Geral, os textos são extraídos de veículos jornalísticos comuns, sendo normalmente mais curtos.

Writing

Assim como no reading, a sessão de writing também varia com a modalidade do exame. No IELTS Acadêmico, o candidato deve escrever um texto com base em gráficos, diagramas e tabelas apresentados. Depois, deverá escrever um artigo.

Já no IELTS Geral, o candidato começa escrevendo uma carta; depois, também deve escrever um artigo. Por fim, qualquer que seja o módulo escolhido, a duração dessa etapa é de 60 minutos para escrever os dois textos, à mão.

Speaking

Por último, a última sessão é a mais curta e rápida, com duração de 11 a 14 minutos. No bloco de speaking, você falará com um examinador do exame, que será o seu interlocutor na conversa.

Primeiramente, o candidato inicia falando sobre algum assunto que gosta. Depois, deve responder sobre assuntos específicos levantados pelo examinador. Por fim, precisa discursar sobre um assunto abordado anteriormente.

Quer aprender inglês com base nos principais métodos? Estude online e faça seu intercâmbio rumo a fluência!

IELTS ou TOEFL, qual fazer?

Em primeiro lugar, você precisa se atentar ao seu objetivo. Se for ingressar em uma universidade no exterior, você precisa saber qual exame a universidade de seu interesse solicita e qual a nota média dos alunos que ingressaram. Ainda mais, algumas instituições aceitam ambos os testes, mas a exigência de nota pode ser diferente, portanto, é preciso ficar atento.

Já se for para uma oportunidade de trabalho ou imigração, cada país pode ter suas próprias regras e preferências, por isso também é importante se informar.

De forma geral, o TOEFL predomina nos EUA, enquanto o IELTS é mais aceito na Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e demais países. Dessa forma, as questões do IELTS, incluindo seus textos e áudios, serão construídas utilizando o inglês britânico (com algumas variações de sotaque). Já no TOEFL, o inglês é predominantemente americano.

Isso significa que, se você é mais acostumado com o inglês americano e vai prestar o IELTS, é melhor ir se adaptando ao sotaque e vocabulário do inglês britânico. No entanto, não precisa se preocupar, pois o nível de inglês cobrado na prova não é extremamente avançado ou específico.

Por fim, você pode conferir na imagem abaixo as diferenças entre as estruturas das duas provas.

Diferenças IELTS e TOEFL
Diferenças IELTS e TOEFL. Fonte: https://www.estudarfora.org.br/as-duvidas-comuns-sobre-ielts/

Quer entender o TOEFL por completo? Conheça o guia do Prof. Felipe Lupion!

Como se inscrever?

Em primeiro lugar, a inscrição para o IELTS é feita de forma online, no site do British Council.

Para se inscrever, você primeiro deve selecionar o tipo de prova: Academic, General Training ou UKVI. Depois você deve selecionar o país onde fará a prova e o centro de aplicação mais próximo de você. No Brasil, as provas são aplicadas em Brasília, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ainda mais, você pode escolher entre realizar a prova em papel (com o resultado saindo dentro de 13 dias) ou em um computador no centro de aplicação (com o resultado liberado em 3-5 dias).

Por último, você escolhe a data e agenda a prova. Para o IELTS Acadêmico, costumam ser disponibilizadas 48 datas por ano, 4x por mês (usualmente às quintas e aos sábados). Já para o IELTS Geral normalmente são disponibilizadas 24 datas, 2x por mês.

Por fim, depois disso é só realizar o pagamento da taxa de inscrição. No período em que esse artigo foi escrito (maio/22), estava custando R$ 1.149.

Dicas: Como se se preparar para o IELTS

Dicas para se preparar para o IELTS
Dicas para se preparar para o IELTS. Foto de annemcdon no Pixabay.

Para ir bem no teste, é importante uma preparação direcionada para ele. Afinal, estudar e se preparar para o IELTS é diferente de estudar inglês apenas para aprender o idioma. Por isso, além de se concentrar na gramática e vocabulário, é preciso também se familiarizar com a estrutura da prova e a metodologia utilizada.

Portanto, para te ajudar nessa empreitada, trouxemos algumas dicas de pessoas que já conquistaram um bom resultado no IELTS. Confira!

1. Se familiarize com a prova

A maior parte de um bom resultado se deve ao candidato estar acostumado com a estrutura da prova e entender o estilo de perguntas. Por isso, faça simulados! Eles não só ajudam a ter uma ideia do que esperar, mas também servem como uma forma de avaliar o seu progresso.

Nesse sentido, no próprio site do British Council você consegue encontrar simulados de todas as partes da prova, além de dicas, curiosidades e informações sobre o exame.

2. Utilize um cronômetro

O IELTS possui um tempo máximo para cada sessão da prova. Para alguns candidatos, esse tempo pode ser bem apertado. Portanto, uma boa estratégia é utilizar um cronômetro na hora de fazer os simulados – assim você saberá exatamente quanto tempo está levando em cada sessão.

Ainda mais, não deixe de cronometrar o tempo também ao treinar a sua escrita. Afinal, escrever dois textos em 60 minutos pode ser corrido para quem não está acostumado a esse ritmo.

3. Utilize um gravador

Se você está estudando sozinho, conseguir progredir o seu speaking pode ser uma dificuldade. Isso porque, sem a ajuda de um professor, é difícil ter um feedback de quais pontos devem ser melhorados.

Uma boa dica para contornar esse problema é gravando o que você fala enquanto treina a sua conversação. Depois você pode escutar esse áudio, prestando atenção aos seus deslizes de pronúncia e a como melhorá-los.

4. Esteja em contato com o idioma

Durante a sua preparação para o IELTS, é importante manter o maior contato possível com o inglês. Para isso, incorpore-o no seu dia a dia: leia livros em inglês, assista a filmes e séries sem legendas, ouça músicas no idioma (sempre treinando o listening), podcasts, etc.

5. Identifique a sua dificuldade

Por fim, enquanto você se prepara, é importante perceber quais as suas maiores dificuldades em relação ao exame. Assim, você poderá dar mais atenção a esses aspectos até o dia da prova, possivelmente melhorando o seu desempenho.

Conclusão sobre o IELTS

Como vimos, o IELTS é um dos principais testes de proficiência em inglês do mundo, sendo aceito na maioria dos países falantes da língua. O exame é dividido em 4 sessões, as quais avaliam todos os aspectos de proficiência no idioma.

Além disso, as notas do IELTS variam de 0 a 9, sendo utilizadas por muitas instituições como forma de seleção de seus candidatos. De modo geral, trouxemos nesse artigo todas as informações que você precisa para começar a se preparar para a prova. Agora, mãos à obra!

Quer começar um curso agora e se preparar para o IELTS e para aproveitar mais deste mundão? Preencha o formulário abaixo e fale com várias escolas parceiras do Intercâmbio & Viagem!