Inglês instrumental: O que é? Quais os Tipos?

Você já ouviu falar em inglês instrumental? Sabe o que é e quais são os tipos?

Esta modalidade de ensino de língua inglesa tem facilitado a vida de muitas pessoas que têm objetivos específicos.

Isso porque o inglês instrumental se difere dos cursinhos que alguns alunos fazem desde criança, com o objetivo de aprender a língua de forma genérica e ampla, tendo uma imersão, de modo geral, em toda a cultura que abrange o inglês.

O inglês instrumental é, na verdade, o contrário de tudo isso: ele se destina a uma finalidade específica e, portanto, quem busca esse tipo de abordagem geralmente tem algum projeto em vista, seja uma viagem, uma oportunidade de negócio, estudos, reuniões, dentre outros.

ingles instrumental

Ficou curioso a respeito? Continue lendo e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Afinal, o que é inglês instrumental?

O inglês instrumental nada mais é do que a aprendizagem da língua inglesa como técnica.

Para entender esse contexto, é preciso fazer a distinção em relação aos cursos tradicionais.

Enquanto os cursinhos de língua inglesa ‘comuns’ são bastante amplos, ou seja, aqueles em que os alunos podem se inscrever desde criança, e aprendem vocabulário de diferentes áreas: comidas, corpo humano, floresta, animais, e evoluem conforme avançam nos ciclos, os instrumentais se voltam a uma área segmentada.

Desse modo, essa abordagem tem enfoque no aprendizado de inglês voltado a um setor específico.

Por exemplo se você está prestes a fazer um curso no exterior, o inglês instrumental irá te preparar para usar a língua em âmbito acadêmico.

Mas, se você vai conhecer um novo país, essa modalidade te ajudará com situações cotidianas que um turista pode enfrentar, como, por exemplo, perguntar preços, pedir orientações, perguntar endereços, pedir comidas em restaurantes e lanchonetes, dentre outras situações comuns aos viajantes.

Desse modo, resumidamente, o inglês instrumental tem sempre um foco e um objetivo, que deve estar de acordo com o enfoque e com a vivência do aluno.

A importância dessa modalidade de ensino é que o aluno não apenas irá dominar a língua de modo genérico, mas também estará pronto para enfrentar situações específicas dentro de um determinado cenário.

Foco na leitura

Um dos alicerces do inglês instrumental é a leitura. Isso ocorre porque, aqui, entende-se que a leitura é a ferramenta-base para que o aluno aprenda a língua e a utilize em uma área específica.

Isso porque, nesses casos, o objetivo não é ter uma pronúncia semelhante à nativa ou uma ótima desenvoltura no diálogo, eliminando o foco que muitos cursos dão à conversação, mas sim aprender habilidades de diálogos específicos, para atender às necessidades próprias que determinadas situações irão requerer.

Por exemplo; para pedir um prato no restaurante ou a indicação do supermercado mais próximo, você não precisa ter uma pronúncia incorrigível, mas sim se fazer entender, bem como estar apto a entender a respostas.

No inglês instrumental, é comum encontrar materiais do tipo: 300 palavras mais usadas na língua inglesa, 100 expressões mais utilizadas em viagens etc.

Isso irá te oferecer uma boa base para se preparar para o seu objetivo.

Outra possibilidade de estudo no inglês instrumental é a partir dos cognatos. Neste caso, você irá estudar palavras parecidas em 2 idiomas distintos.

As metodologias adotadas no inglês instrumental fazem com que os alunos tenham uma boa base de conhecimento na língua em um período muito menor do que nos cursos convencionais, mas, claro, abrangendo uma área de interesses muito mais restrita.

Conheça mais do curso online de uma das maiores escolas de inglês do Brasil

Tipos de inglês instrumental

Hoje em dia, o domínio da língua inglesa deixou de ser uma qualificação “adicional” e valorizada para ser um critério exigido em muitas situações, como em vagas de emprego, por exemplo.

Como o aprendizado de língua inglesa pode decorrer de finalidades muito diferentes, existem tipos de inglês instrumental distintos.

Alguns trabalham com mais foco em gramática, enquanto outros são mais prioridade a situações corriqueiras.

Conheça as modalidades mais comuns de inglês instrumental.

Concursos públicos

Esse é um dos motivos recorde que levam as pessoas a procurarem aulas de inglês.

Por ser uma língua cobrada na maioria dos concursos públicos, o inglês instrumental assume, aqui, um papel de extrema importância.

Portanto, é capaz de separar os candidatos que são selecionados e os que não avançam no processo seletivo.

Desse modo, as aulas ministradas para essa finalidade contemplam os assuntos mais cobrados nas provas, além da capacidade de leitura e interpretação.

Mas vale lembrar que mesmo dentro do inglês instrumental, é preciso considerar a área pela qual o candidato se interessa.

Por exemplo, se o concurso é para assumir um cargo em algum banco, então é fundamental dominar expressões e vocabulários relacionados ao mundo financeiro e corporativo.

Vida acadêmica

O domínio em língua inglesa é fundamental para a vida acadêmica, seja qual for o nível.

Desde o vestibular, uma língua estrangeira é cobrada. No decorrer da graduação, certamente você irá se deparar com muita pesquisa publicada e material produzido em inglês.

Mas a língua é especialmente importante para quem quer seguir a vida acadêmica.

Se você pretende avançar nos seus estudos, fazendo cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e afins, e até mesmo se tornar um professor universitário, então o domínio da língua é fundamental.

Aqui, o inglês instrumental assume a função de prover conhecimento em linguagem acadêmica e voltada à pesquisa, dando maior foco em abordagens teóricas, metodologias etc.

Além disso, não dominar uma segunda língua é malvisto para o currículo acadêmico, isso porque, como profissional ou pesquisador, provavelmente você será visto como um profissional limitado, ou seja, que não poderá aproveitar pesquisas produzidas em outras línguas, sobretudo no inglês.

Viagens

Um dos motivos que mais levam as pessoas a procurarem cursos instrumentais de inglês é, sem dúvidas, para o turismo.

Se você está em vias de viajar para um local cuja língua principal ou língua estrangeira é o inglês, então você precisa dominar algumas expressões.

É importante saber, ao menos, comunicar-se em situações corriqueiras para que você consiga se desdobrar no decorrer da viagem.

Isso quer dizer: fazer pedidos em restaurantes, pedir ajuda se eventualmente se perder, perguntar onde há algum comércio próximo, dentre outros.

Isso te ajudará a aproveitar melhor a viagem e não te tornará dependente de aplicativos de tradução ou de gesticulação.

Na dúvida entre fazer um Curso de Inglês ou Intercâmbio? Faça os dois e chegue a fluência ainda mais rápido!

Seleção em empresas e vagas de emprego em geral

Por último, mas não menos importante, o inglês instrumental é de extrema importância em seleção de empregos.

Isso porque, hoje em dia, para grande parte das empresas, os colaboradores que dominam a língua inglesa têm muito mais valor do que os que não a dominam.

Esse critério se aplica tanto para empregos em instituições públicas quanto nas privadas. Além disso, é um critério que normalmente é levado em consideração quando o funcionário pleiteia um aumento de salário.

Na prática, os empregadores veem os colaboradores de acordo com as capacidades que eles possuem e com as soluções que eles podem oferecer à empresa.

Via de regra, o domínio em inglês é uma qualificação mais do que útil nas rotinas de trabalho.

Mas, de modo geral, seja qual for o motivo que te levou à buscar pelo inglês instrumental, certamente você será muito beneficiado e sua vida intelectual, acadêmica e/ou profissional irão ser alavancadas de uma forma excepcional, afinal, não é exagero dizer que a língua inglesa abre portas!

Uma excelente alternativa para quem quer aprender inglês é fazer um intercâmbio! Quer saber mais e comparar com cursos de inglês do Brasil? Preencha o formulário abaixo e fale com agências para te ajudar a estudar no exterior!