Costa Rica, dia 7 – Parque Manuel Antônio, Playas Dominical e Uvita
O parque nacional de Manuel Antônio é uma das principais atrações turísticas da Costa Rica e as pessoas com quem eu vinha conversando gostaram do passeio como um todo. Como todos falaram que viram animais, eu estava curioso.
Vale relembrar de antemão, o parque Manuel Antônio não abre às segundas-feiras.
Parque Manual Antônio
Resolvi que faria sem guia então a entrada custo US$ 16 (um cara do hostel comprou um tour por US$50) e eu diria que fiz bem. Observei as pessoas com tour, basicamente eles explicam sobre plantas e animais e levam um binóculo para que possam ver os bichos. Com um pouco de paciência e atenção você vai achar sozinho os macacos, lagartos, iguanas, guaxinins, preguiças e pássaros (estes dois últimos, são mas difíceis).
Fiz o tour começando pelo lado mais longe da entrada e acho que foi acertado. Depois vim voltando, ou seja, na ordem… Puerto Escondido, Playas Gemelas, Playa Manuel Antônio, Punta Catedral, Playa Espadilla… Fui na cachoeira também, minúscula, frustrante, dispensável se estiver cansado.
O parque é bem turístico, relativamente cheio. Todas trilas são muito bem demarcado e até asfaltado, nada de trekking. Tem umas duchas ótimas para aliviar o calor perto da Playa Manuel Antônio. Não pode levar alimentos industrializados e frutas tem que tomar cuidado pois os animais pegam da sua mochila ou até mesmo da sua mão – btw, não tem nada para comprar lá dentro.
Demorei 4 horas apenas para andar o parque todo, então se quiser relaxar na praia, considere um tempo extra. Para mim, a melhor praia para relaxar seria a Gemelas, sentei uns minutos por lá.
Depois, almocei na Praia pública de Manuel Antônio, peguei o carro no estacionamento (3000 colones, o dia todo) e comecei a descida rumo ao sul.
Uvita, Costa Rica
Uvita fica a 1h de carro de Quepos (cidade onde fica o parque) e no meio do caminho tem a Playa Dominical. Bonitinha e relativamente famosa. Valeu a parada mas nem me animou de ficar mais tempo.
Cheguei a Playa Uvita a tempo para o por do sol, o mais incrível da viagem até então e um dos mais legais que já vi!
Depois fui comprar ovos, cebola, queijo e cenoura para fazer minha janta. Mais rápido, mais relaxante e mais barato que jantar fora. Além da divertida socialização com os gringos todos na cozinha e na mesa comunitária.
Dia seguinte: parque nacional de Uvita e cachoeiras!