Curiosidades – Pagando a conta no Japão
No Brasil estamos acostumados a algumas coisas quando estamos a mesa de um restaurante e que podem ser muito diferentes ao redor do mundo. No Japão, já dá para começar pelos talheres, que só estão em restaurantes interacionais, que não são assim tão comuns – fora as redes de fast food, claro. No lugar, basicamente temos o tradicional hashi (palitinhos) para comer.
Ao sentar-se a mesa, junto ao cardápio, no Japão, deixarão um copo de água. Não estranho, podem no lugar da água, deixarem um copo de chá verde – odeio chá, sempre experimentava, mas não tem jeito haha. Neste momento, também entregam aquele paninho quente e úmido que estamos acostumados nos restaurantes japas do Brasil.
Quando deixam o prato na sua mesa, no mesmo momentto – assim como em muitos lugares dos EUA -, já deixam a conta sobre a mesa também, ao lado direito, mas um pouco distante do prato. O interessante é que sempre deixam de cabeça para baixo. Se você pede algo mais, eles levam a conta embora e quando trazem a sobremesa, café que pediu, trazem a conta atualizada e repetem o ato – à direita, de cabeça para baixo.
No final, obviamente, não é necessário pedir a conta hehe… E pedir a maquininha não é comum, o negócio é levantar com a conta e pagar no caixa, com os seguintes detalhes :
- No Japão não se dá GORJETA!!! Acho que o único país do mundo que fui que não tinha gorjeta, nos EUA, às vezes pedem 20%, já na conta. No Japão não se dá, e às vezes nem pega bem, mesmo achando que o garçom merece, não dê!
- Mesmo em lugares chiques, às vezes não aceitam cartão, tenha sempre um tanto razoável de dinheiro para garantir que não vai ter que lavar pratos e hashis no final da refeição.
De resto, aproveite! A refeição é um momento especial, e em uma viagem para um lugar tão magnífico como o Japão, com um atendimento e uma comida tão maravilhosa, só existe espaço para uma experiência fantástica!!! =o)