Ensino Bilíngue: O que é, Como Funciona, Vantagens e Escolas

Você provavelmente já deve ter ouvido o termo “ensino bilíngue” alguma vez na vida. Mas o que realmente significa esse conceito da vez na educação?

Antes de mais nada, se antigamente saber um segundo idioma – como o inglês – era considerado um diferencial, hoje é um pré-requisito para conseguir boas oportunidades na vida profissional e pessoal. Por isso, as escolas bilíngues se tornaram uma opção muito procurada por famílias que desejam proporcionar uma melhor educação a seus filhos.

Nesse sentido, uma escola bilíngue possui a mesma grade curricular de uma escola tradicional, mas com os conteúdos abordados tanto em português quanto em inglês.

Quer saber mais sobre a educação bilíngue? Suas vantagens, características e diferenças? Confira tudo nesse post!

O que é o ensino bilíngue?

O que é o ensino bilíngue?
O que é o ensino bilíngue? – Foto de: Unuhi

Antes de mais nada, uma escola bilíngue possui o mesmo currículo (ou seja, as mesmas disciplinas e conteúdos) de uma escola tradicional. Contudo, as aulas são ministradas tanto em português quanto em inglês.

Nesse sentido, o ensino bilíngue envolve não somente o desenvolvimento das aulas em outro idioma, mas também a cultura e a ambientação. Sendo assim, os alunos devem ter vivência nas duas línguas, tanto dentro da sala de aula quanto em outros espaços de convivência da instituição.

Além disso, a escola bilíngue deve ser capaz de receber crianças e adolescentes que nunca tiveram contato com o inglês ou outros idiomas, promovendo o aprendizado de forma natural. Portanto, ser uma escola bilíngue significa ter todo um planejamento de ensino pensado de forma a abranger os dois idiomas.

Diferença entre escola bilíngue, escola internacional e curso de inglês

Todos esses três métodos de ensino abrangem a abordagem do segundo idioma, mas quais as diferenças entre eles? Confira!

Curso de inglês

O curso de inglês tem como foco a estrutura gramatical do idioma, o vocabulário, técnicas de conversação e fluência. Nesse cenário, a língua é explorada através de uma matéria específica para ensinar inglês.

Bem diferente da metodologia da escola bilíngue, onde a língua inglesa é ensinada de forma natural, dentro de matérias como geografia, história, ciências, etc.

Escola internacional

Há também as escolas internacionais (americana, britânica, francesa, alemã, etc). Em uma escola internacional as aulas também são ministradas em outro idioma, mas a diferença aqui é que se usa o currículo do país-alvo, não o currículo brasileiro, como é feito na educação bilíngue.

Nesse sentido, as escolas internacionais costumam atender filhos de imigrantes ou ainda famílias que pretendem se mudar para o exterior. Dessa forma, a formação é alinhada ao que é feito no país-alvo, podendo até mesmo possuir um calendário diferente, com aulas começando em setembro, por exemplo.

Além disso, normalmente os professores são nativos e toda a proposta pedagógica corresponde ao que é feito no outro país. O que é bom para algumas famílias, pode ser um ponto negativo para outras – já que nem sempre está alinhado ao que é cobrado e realizado no Brasil.

Na dúvida entre fazer um Curso de Inglês ou Intercâmbio? Faça os dois e chegue a fluência ainda mais rápido!

Escola bilíngue

Por fim, como já comentamos, a escola bilíngue precisa necessariamente seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), isto é, o currículo escolar brasileiro. Nesse cenário, disciplinas como matemática, história e geografia são ministradas parte em inglês, parte em português.

Quanto ao calendário, também não há surpresas: segue o padrão brasileiro, com aulas iniciando em fevereiro e terminando em dezembro, normalmente. Todas essas semelhanças com as demais escolas brasileiras costumam ser positivas – afinal, não há diferenças quando chega a hora do ENEM e vestibulares.

Em resumo, a escola bilíngue garante uma formação alinhada às exigências do currículo nacional e ainda proporciona as muitas vantagens do bilinguismo.

Qual a melhor idade para começar o ensino bilíngue?

Qual a melhor idade para começar?
Qual a melhor idade para começar? – Foto de Gabe Pierce no Unsplash

Em primeiro lugar, não há algo como uma “idade ideal” para começar. Isso porque o aprendizado do segundo idioma pode acontecer em qualquer momento da vida. Nesse sentido, estudos apontam que nosso cérebro consegue perceber a linguagem desde que nascemos – e existem até mesmo escolas bilíngues para bebês.

Apesar de o contato precoce com a segunda língua facilitar o aprendizado, nada impede que alunos mais velhos também se matriculem em uma escola bilíngue. Nesse caso, o processo de adaptação pode demorar um pouco mais, mas nada que não possa ser contornado.

Portanto, quando se trata de educação bilíngue, quanto mais cedo começar, melhor. No entanto, independente da idade com que se começa, os benefícios são muitos e valem super a pena!

Vantagens da educação bilíngue

O ensino bilíngue oferece inúmeros benefícios aos alunos, aos pais e à própria instituição. Confira alguns deles!

Fluência no idioma

Na educação bilíngue, o aluno se envolve em várias circunstâncias reais no segundo idioma, aprendendo a utilizá-lo no seu dia a dia. Por isso, as escolas defendem que o aprendizado de seus alunos é maior do que em cursos de inglês, pois eles aprendem o idioma de forma natural e prática.

Além disso, ao ter contato com a língua estrangeira desde cedo, a criança desenvolve uma percepção mais aguçada para os detalhes da pronúncia.

Favorece a saúde cognitiva

Um estudo feito pelo Centre for Cognitive Ageing and Cognitive Epidemiology, na Escócia, demonstrou que o bilinguismo impacta positivamente as capacidades cognitivas das crianças. Ainda mais, segundo a pesquisa, as crianças e adolescentes bilíngues se comunicam melhor do que as que falam apenas um idioma, e também se saíram melhor em testes que avaliavam a atenção, foco e raciocínio lógico.

Melhores oportunidades profissionais

Como sabemos, o domínio de um segundo idioma, especialmente o inglês, abre mais portas para o mercado de trabalho e para cargos mais bem remunerados.

Ótimo custo-benefício

Por fim, a educação bilíngue também representa uma economia para os pais, que não precisarão gastar com um curso de idiomas para os filhos. Além disso, os cursos de idiomas não conseguem oferecer a imersão que uma escola bilíngue proporciona – resultando em um aprendizado mais lento e menos efetivo, que pode levar anos.

Conheças algumas escolas bilíngues

Confira algumas das melhores escolas do Brasil que possuem o ensino bilíngue:

Maple Bear
Foto de: Apex Brasil

Maple Bear

Antes de mais nada, a Maple Bear é uma instituição que surgiu no Canadá e que busca oferecer o melhor do ensino bilíngue através da metodologia canadense. Na Maple Bear, o aluno é protagonista do seu aprendizado, desenvolvendo novas habilidades e autonomia em um ambiente com imersão em inglês.

Presente em 30 países, a Maple Bear possui 140 escolas somente no Brasil, espalhadas por todos os estados do país.

Stance Dual School

Stance Dual
Foto de: Stance Dual

Primeiramente, a Stance Dual School é uma escola bilíngue localizada na cidade de São Paulo, que conta com mais de 30 anos de experiência. O programa educacional da Stance Dual abrange desde a creche até o 5º ano do ensino fundamental – ou seja, todos os primeiros anos da infância da criança, tão importantes para o aprendizado de um novo idioma.

Além disso, a Stance Dual também tem o diferencial de valorizar a língua portuguesa e a cultura e história brasileira, em equilíbrio com a língua inglesa e as culturas globais.

Escola Internacional de Alphaville

Antes de mais nada, a Escola Internacional de Alphaville é uma escola bilíngue e brasileira, localizado no bairro de Alphaville, na região metropolitana de São Paulo. Seu programa educacional atende desde a creche e pré-escola até o ensino médio, com uma educação bilíngue de qualidade.

Ainda mais, a escola garante que o aprendizado do inglês acontece de forma natural, logo nos primeiros anos da educação infantil, a partir de situações lúdicas em inglês e interações com o mundo das letras nesse idioma.

Escola Bilíngue Pueri Domus

A Pueri Domus é uma escola bilíngue localizada em São Paulo que atende desde a educação infantil até o ensino médio. Nela, a criança é vista como protagonista do seu aprendizado, e o currículo da escola compreende tanto o BNCC quanto o CCSS (padrão de aprendizagem dos EUA).

Além disso, na Pueri Domus não é apenas a sala de aula que é lugar de aprendizado, mas outros ambientes também são remodelados para que toda a escola se torne um ecossistema de aprendizagem.

Conclusão sobre o ensino bilíngue

A educação bilíngue é uma metodologia de ensino que chegou ao Brasil para ficar. Cada vez mais presente, ela possibilita aos alunos uma imersão no segundo idioma desde a infância, de forma natural, acelerando o aprendizado e o tornando mais eficiente.

Com várias vantagens, tanto para os alunos quanto para os pais, a tendência é que as escolas bilíngues se tornem cada vez mais populares, como um padrão ouro da educação infantil.

Na dúvida entre fazer um Curso de Inglês ou Intercâmbio? Faça os dois e chegue a fluência ainda mais rápido!