Irlanda ou Inglaterra: Onde fazer seu intercâmbio?
Decidir o destino do seu intercâmbio não é tarefa fácil e para isso vem a série “onde fazer seu intercâmbio“. Comparamos cada um para vocês saber as principais diferenças e vantagens de cada um.
Irlanda ou Inglaterra (Reino Unido) é uma comparação comum para intercâmbio de inglês. Afinal de contas o Reino Unido é uma das primeiras opções que vem na cabeça do intercambista, junto aos EUA. Por outro lado, a Irlanda sempre surge como uma opção mais viável, seja pelo preço mais acessível, ou pelo direito a trabalhar enquanto estuda.
Para facilitar, eu fiz duas coisas: criei uma lista e comparei os principais temas para os países e depois fiz uma graaaaaaaande tabela comparativa! 🙂
Espero que ajude na sua decisão, vamos lá!
Preço do intercâmbio e comprovação financeiras
Bom, a primeira coisa a saber é: quanto dinheiro você tem para seu intercâmbio?
Para cursos de menor duração, de um até três meses, a briga é boa. Reino Unido e Irlanda tem preços e condições comparáveis na compra de Curso, Acomodação etc. Porém, você precisará de um pouco mais dinheiro para se manter na Iglaterra, principalmente se estiver indo para Londres.
Para cursos de maior duração, a comparação já é mais complicada. Apesar do custo total de um intercâmbio (por exemplo) de 6 meses na Irlanda ser relativamente comparável, a Irlanda sai na frente por conta do acesso ao trabalho. Além disso, o visto de 6 meses na Irlanda, vira 8 meses, por conta dos 2 meses de férias que você “ganha”.
Estes valores que citei, já incluem as comprovações financeira necessárias para emissão do visto ou entrada em ambos países.
Trabalho e custos
Enquanto no Reino Unido as regras para se trabalhar como estrangeiro são restritas, na Irlanda a coisa é aberta e incentivada.
Na Inglaterra ou qualquer parte do Reino Unido (Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte), você só conseguirá trabalhar enquanto faz programas de ensino superior e similares. Já na Irlanda, para cursos de inglês geral de 6 meses, você tem direito a trabalhar. Para cursos menores de 6 meses, nenhum dos dois permite trabalhar.
Na Irlanda, com os rendimentos que você faz em qualquer trabalho (baby sitter, garçom, lavador de pratos) é possível se manter no país e ainda sobrar uma grana para viajar pela Europa nos tempos vagos!
Se na Irlanda é relativamente fácil trabalhar (desde que corra atrás das vagas), no Reino Unido, se for estudar inglês, o que resta é buscas formas alternativas de ganhar dinheiro no seu intercâmbio.
Visto de estudante
Para estudar inglês na Irlanda em cursos de até 3 meses, não é necessário visto. Para cursos maiores que isso é necessário visto, mas o processo é muito simples. Na chegada à Irlanda você terá que mostrar todos os documentos (carta da escola, passagens, estadia, comprovação financeira etc.) e receberá um visto temporário na entrada. Depois terá que ir até a imigração pra tirar o visto definitivo. Se você tiver todos os documentos em mãos, risco de algum problema é quase nulo!
No Reino Unido você não precisa de visto para cursos de inglês menores que 6 meses. Para cursos maiores que isso o processo levaria de 5 a 15 dias pelos prazos oficiais, mas pode demorar mais. É necessário apresentar formulários, comprovantes de contratação de uma escola e uma comprovar capacidade financeira para a viagem. Existe algum risco de ter o visto negado, mas se você cumprir todos os requisitos, dificilmente algo sairá errado! 🙂
Quantidade de brasileiros
A Irlanda está abarrotada de brasileiros. A desvantagem, que todo mundo fala, é que se você deixar, não vai precisar falar inglês por lá, de tanto brasileiro que tem. Porém, existem maneiras e maneiras. Por exemplo, quando morei lá, fiz questão de viver com irlandeses… Então esta história de não falar inglês por lá, é uma questão de escolha!
Por outro lado, tem uma vantagem importante: networking. A comunidade brasileira por lá se ajuda bastante. Seja dando dicas e acolhendo os recém chegados, como também indicando um ao outro para vagas de emprego.
O Reino Unido, principalmente as cidades mais famosos, também tem bastante brasileiro. Porém, depois que o visto de estudante de inglês parou de dar direito a trabalho, a quantidade reduziu. Em Londres, certamente vai encontrar bastante brasileiro, o que ajuda lá (em comparação com Dublin) é que a cidade é enorme, então é mais difícil encontrar os brasileiros!
Sempre, onde houver muitos brasileiros, você vai precisar de um pouco mais de disciplina para estudar e praticar!
Turismo
Para quem quer aproveitar o intercâmbio para viajar pela Europa, Reino Unido e Irlanda são destinos fantásticos!
Com companhias aéreas low-cost (como a Ryanair, Easyjet e outras), viajar para outro país é mais barato que fazer um fim de semana na praia ou no campo aqui no Brasil. Além disso, é possível viajar de trêm com preços ótimos e com uma facilidade incrível!
Os dois são ótimos, mas só para não ficar em cima muro, a Inglaterra é melhor para quem quer fazer turismo pela Europa.
Clima e fuso horário
Taí uma coisa que os dois são quase idênticos…
A temperatura dificilmente passa dos 20 graus e o guarda-chuva (ou uma capa de chuva) será seu amigo de todas as horas. Honestamente, para mim (na Irlanda) não foi um grande problema, mas tem muita gente que tem dificuldades para se adaptar.
Diferente do que as pessoas imaginam, nem a Irlanda, nem a Inglaterra são muito frias, dificilmente a temperatura vai abaixo de zero, mesmo no inverno. A parte mais chatinha é mesmo a chuva insistente e bastante vento, dependendo do lugar.
O fuso horário de ambos é de 3-5h de diferença para mais, dependendo do horário de verão.
Enfim, a conclusão final, a comparação geral Irlanda ou Inglaterra!
Como todos artigos deste tipo, termino ficando em cima do muro. Não tem certo ou errado. Irlanda ou Inglaterra vai depender de três coisas fundamentais:
- Qual o seu orçamento para o intercâmbio
- Se você vai precisar trabalhar para se manter no destino
- E o que é mais importante para você – turismo, clima, comunidade brasileira etc.
Espero que com as informações acima e a tabela abaixo, você esteja pronto para escolher entre estes dois destinos incríveis!
Continue comparando…
Compare a Irlanda com outros países: