Pesquise agências de intercâmbio além da CI, Experimento, EF e STB

CI Intercâmbio, Experimento, EF, STB, IE são algumas das agências mais tradicionais dos Brasil. Mas será que tradição significa melhor custo benefício? Vá além da na sua pesquisa, economize e faça o intercâmbio dos seus sonhos.

O intercâmbio vem crescendo muito nos últimos 20 anos e com ele, a quantidade de agências no mercado. É natural que tenhamos na cabeça as agências de intercâmbio mais antigas e tradicionais. Quanto eu comecei a pesquisar o intercâmbio em 2007, fiz exatamente a mesma coisa: fui presencialmente às agências mais tradicionais, começando por STB e CI Intercâmbio.

O resultado? 

Quase desisti do intercâmbio!

Os valores que vi e as opções que me apresentaram eram completamente inviáveis para mim. Por sorte (e persistência), continuei pesquisando até encontrar a Irlanda e um pacote com a antiga agência GoToLondon (fechou em 2017), que ficava na pequena Patos de Minas, MG.

O caminho para encontrar esta agência não foi tão simples quanto é hoje em dia. Muita pesquisa no Google, nas redes sociais (Orkut na época) e visitas à varias agências menores da época.

Por isso, o ideal é estender a sua busca pelo intercâmbio para diversos tipos de agências.

Tipos de agências de intercâmbio

Já falei aqui sobre como escolher a sua agência de intercâmbio e considerei algumas situações. Agora, entendo que existem 3 tipos de agência de intercâmbio.

  1. Agências tradicionais: empresas como CI Intercâmbio, STB e Experimento são amplamente conhecidas, até por quem nunca pensou em fazer um intercâmbio. Normalmente é por elas que começamos as pesquisas e muita gente topa até pagar mais caro para ter a “segurança” de estar comprando com uma empresa de renome. A disponibilidade de lojas e a diversidades de pacotes justificam parcialmente começar a pesquisa por agências como estas.
  2. Agências generalistas: outras agências grandes, mas não tão conhecidas pelo público geral, oferecem diversos tipos de cursos e até tem presença nacional (com lojas). TravelMate, Egali, World Study são exemplos de agências generalistas que trabalham com diversos destinos e diversos tipos de cursos. Pesquisar com estas agências é legal para comparar opções e para encontrar valores mais acessíveis. É possível encontrar agências generalistas de todos os portes, com uma loja como uma BOS ou This Way, passando por uma Trust com lojas em algumas cidades, até uma Egali com uma centena de lojas.
  3. Agências especialistas: algumas empresas de intercâmbio se especializam em um ou outro destino, ou tipo de intercâmbio. Algumas vendem intercâmbio só para a Irlanda ou só para a Austrália. Outras focam em algum programa específico como cursos de inglês, Au Pair, Graduação etc. A parte legal de falar com estas agências é que normalmente os vendedores efetivamente conhecem o país (ou o tipo de programa) e podem passar detalhadamente pelas opções. Normalmente agências especialistas tem menor porte, mas isso não quer dizer que são menos confiáveis. Alguns exemplos são a Mango, Intercâmbio Expert, Cupollilar etc.

No final das contas, durante sua pesquisa, recomendo falar com pelo menos uma agência de cada um dos 3 tipos logo no início da sua busca. Assim, você já poderá começar a entender as verdadeiras opções e escolher o melhor destino e agência.

Desvantagens das agências mais tradicionais

Estas agências passam um conforto para quem está comprando. A sensação de que se algo der errado, está respaldado por um agência de grande porte ou tradicional. Porém, isso não necessariamente é uma verdade e isso também tem um preço.

Agências grandes como CI Intercâmbio ou STB, tem uma estrutura grande para suportar o seu funcionamento. Além disso, cobram pela marca. Isso faz que estas agências usualmente não sejam as mais baratas. Ao contrário, sejam justamente as mais caras.

Outra coisas que pode encarecer os pacotes de intercâmbio destas agências é o fato de que elas são mais criteriosas na parceria com as escolas.

Isso deveria ser algo bom ,certo?

Claro que é, tem um filtro de qualidade. Mas para muita gente que está planejando um intercâmbio, preço é algo muito relevantes na hora da decisão. Por isso, é importante avaliar outras agências especialistas ou mesmo generalistas, para encontrar outras opções mais baratas – eventualmente até com mesmo nível de qualidade.

Vantagens das agências mais tradicionais

A principal vantagem das agências tradicionais é a facilidade de acesso. Elas são muito fáceis de encontrar online e offline. Uma CI Intercâmbio, por exemplo, tem diversas lojas pelo Brasil e , em cidades grandes como São Paulo, várias lojas.

Estruturação e padronização são benefícios também. Seja no site destas agências, seja nas lojas, você vai encontrar informação sobre os destinos de maneira organizada e relativamente padronizada.

A confiabilidade, que é uma dos principais motivos que as pessoas escolhem estes tipos de agências, é algo questionável.  Outro fator que pode ser interessante para alguns intercambistas, é que as agências maiores tem o selo BELTA, que é uma associação de agências de intercâmbio – com foco em qualidade e confiabilidade. Problemas podem acontecer com qualquer agência. Porém, é claro que uma agência com maior musculatora financeira, pode passar uma tranquilidade maior.

O que fazer então?

Saia do tradicional, pesquise diversas agências e garanta que está falando com agências generalistas e especialistas, além das tradicionais. Nunca interrompa sua pesquisa sem antes falar com agências que podem te passar mais detalhes.

Agências generalistas podem te ajudar a comparar diferentes tipos de destinos e programas. Agências especialistas, podem te ajudar e ter uma noção melhor de como é o intercâmbio em um ou outro lugar. Ambas, podem te entregar opções mais em conta e com qualidade igual ou melhor do que as agências tradicionais. Ou seja, não necessariamente as melhores de agências de intercâmbio para você, serão as tradicionais.

Vamos começar agora?

Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências generalistas e especialistas de uma só vez. Compare orçamentos e comece a planejar seu intercâmbio!

 

Homero Carmona

Blogueiro desde 2008, ano em que fez seu primeiro intercâmbio e começou a viajar por aí! Atualmente coleciona mais de 40 países no seu passaporte e sonha conhecer todos os 200 e poucos por este mudão a fora... Seu hobby é fazer com que mais gente viaje, todo dia, cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *