[GUIA] Trabalhar no Canadá: Visto, Salários, Cultura e mais!

Antes de mais nada, se você é um dos milhares de brasileiros que sonham em trabalhar no Canadá enquanto estudam e aprimoram o inglês, você está no lugar certo!

O gelado país tem se tornado cada vez mais a opção de diversos brasileiros que desejam uma experiência no exterior, seja por ser um destino mais barato do que o seu vizinho, EUA, seja pelo povo multicultural e receptivo. 

Por exemplo, a concessão do visto de residência permanente para brasileiros apresentou alta de 128% entre 2017 e 2018.

Então, se está pensando em passar um tempo fora ou até mesmo emigrar do Brasil, você provavelmente encontrou o seu lugar ideal!

Menu: Trabalhar no Canadá

Quem pode trabalhar no Canadá?

  • Alunos matriculados em cursos profissionalizantes
  • Pessoas com visto para trabalho – Work Permit

Em primeiro lugar, é importante dizer que trabalhar no Canadá não é uma opção tão disponível para estrangeiros.

Nesse sentido, infelizmente não é possível trabalhar no Canadá enquanto faz um curso de inglês, por exemplo.

Além disso, é necessário preencher uma série de requisitos para ter o direito de exercer uma profissão no país.

Assim, para quem deseja estudar e trabalhar no Canadá, o caminho é fazer um curso de nível profissionalizante. Com ele, você pode aprender uma nova carreira e ao mesmo tempo fazer até 20 horas semanais de estágio remunerado.

Contudo, este tipo de programa possui algumas regrinhas. É imprescindível possuir, no mínimo, nível pós-intermediário de inglês, e também ter mais de 18 anos.

Ainda mais, também é possível trabalhar no Canadá possuindo o visto de permissão para trabalho (Work Permit), mas as regras para a obtenção deste visto são ainda mais rigorosas do que as da modalidade anterior.

Antes de mais nada, é necessário ser um profissional qualificado em alguma área que o Canadá possui demanda.

Por fim, é preciso já ter um contrato de trabalho canadense – o qual é a maior dificuldade para os trabalhadores que ainda estão no Brasil.

Vistos com acesso a trabalho no Canadá

Vistos para trabalhar no Canadá
Vistos para trabalhar no Canadá
  • Work Permit
  • Post-Grad Work Permit
  • Visto de estudos para cursos profissionalizantes 

Work Permit – Permissão de trabalho

Em primeiro lugar, o Work Permit é o visto específico para trabalho no Canadá. Com ele, você trabalhar em período integral em qualquer lugar do país.

Entretanto, obter esse tipo de visto não é tão simples. Antes de mais nada, você precisa já ter um contrato de trabalho, e a empresa deve comprovar ao governo canadense o motivo da contratação de um estrangeiro.

Essa comprovação se dá por meio do LMIA (Labour Market Impact Assessment): um documento que permite às empresas contratar estrangeiros em virtude da falta de profissionais canadenses para aquela vaga.

Além disso, é mais comum que esse visto seja concedido para regiões mais afastadas, onde a ausência de profissionais é mais provável do que em grandes centros.

Post-Grad Work Permit – Permissão de trabalho pós-graduação

Ainda mais, se você concluiu um curso de nível superior no Canadá, saiba que é possível solicitar o visto de permissão de trabalho pós-graduação.

Para isso, também é necessário já possuir um contrato de trabalho e o LMIA, documento que atesta o porquê da contratação de um estrangeiro.

Além disso, é preciso também preencher outros requisitos, como comprovação financeira, carta de intenções e exames médicos.

Visto de estudos para cursos profissionalizantes

Por último, também há a opção de trabalhar enquanto estuda, mas somente se o curso for de nível profissionalizante. Ou seja: não é possível trabalhar enquanto estuda inglês no Canadá.

Além disso, é preciso ter mais de 18 anos de idade e o curso deve ter duração mínima de 6 meses.

Ainda mais, como explicamos no tópico anterior, o nível de inglês do estudante precisa ser, no mínimo, pós-intermediário.

Assim, cumpridos todos os requisitos, o visto de estudante permite que você trabalhe até 20 horas por semana durante o período letivo, e até 40 horas durante as férias.

Quais os salários no Canadá?

Salários no Canadá
Salários no Canadá

Em primeiro lugar, o salário mínimo no Canadá é estabelecido de forma diferente do nosso: por hora. Além disso, lá o salário mínimo varia de acordo com cada província.

Por exemplo, em 2021 o salário mínimo no Canadá era de CAD$ 15 por hora na província de Alberta, CAD$ 13,85 em British Columbia e CAD$ 14 em Ontario.

Confira abaixo algumas opções de empregos no Canadá e sua média salarial:

ProfissãoSalário (média por hora)
VendedorCAD$ 15
Auxiliar administrativoCAD$ 18
Motorista de caminhãoCAD$ 22
PedreiroCAD$ 30
PintorCAD$ 24
DiaristaCAD$ 13

Profissões em demanda para trabalhar no Canadá

Em primeiro lugar, trabalhar no Canadá tem sido a escolha de muitos brasileiros que desejam melhores condições de vida ou uma experiência internacional. Mas você conhece quais são as profissões mais em alta na terra dos cangurus? Confira!

  • Representante de vendas
  • Motorista
  • Recepcionista
  • Soldador
  • Desenvolvedor
  • Gerente de projetos
  • Mecânico
  • Engenheiro eletricista
  • Enfermeiro

Como encontrar emprego no Canadá?

Antes de mais nada, o passo mais importante para conquistar o tão sonhado trabalho no Canadá é o conhecimento do idioma inglês e a experiência profissional.

Além disso, não é nada muito diferente do Brasil: há alguns sites mais famosos para a busca de emprego, vários deles gratuitos, e a forma mais fácil de conseguir uma vaga é por meio de indicação.

Se já quiser começar a pesquisar uma vaga para você, confira alguns sites:

Regras de trabalho no Canadá

Além do salário mínimo, o Canadá  possui algumas outras leis trabalhistas. Confira!

  • A jornada de trabalho é estabelecida livremente entre as partes, normalmente variando entre 35 e 40 horas semanais;
  • Descanso semanal normalmente de 2 dias;
  • Férias de 10 a 20 dias por ano, dependendo da província.

Melhores cidades para trabalhar no Canadá

Em primeiro lugar, todas as cidades possuem boas oportunidades, tudo depende do perfil de intercâmbio que você está planejando.

Por exemplo, enquanto as áreas mais afastadas possuem uma mão de obra mais escassa, podendo precisar de profissionais internacionais até mesmo para residência permanente, as cidades mais centrais e populosas costumam ter mais vagas e oportunidades.

Assim, se você deseja chegar no Canadá e já encontrar um emprego, o ideal seria viajar para as grandes cidades: Toronto, Vancouver e Montreal.

Conclusão sobre trabalhar no Canadá

Por fim, o Canadá é um país cheio de paisagens encantadoras e um povo conhecido por ser bastante hospitaleiro. Tudo isso são atrativos que o país oferece, tornando-o a opção de muitos brasileiros que desejam emigrar.

Contudo, o processo de obtenção do visto não é tão simples. Nesse sentido, a maior dificuldade é o fato de cursos de inglês não possuírem permissão para trabalho, sendo necessário frequentar um curso profissionalizante ou obter o Work Permit Visa.

Por fim, no Canadá as legislações trabalhistas variam em cada província, sendo necessário checar mais a fundo questões como salário mínimo e regras na província de seu interesse.

Que tal? Vamos para o Canadá? =D

Faça como mais de 50 mil pessoas. Preencha o formulário abaixo e fale com várias agências de intercâmbio de uma só vez. Receba diversas ofertas e compare opções!