[GUIA] Trabalhar no Canadá: Visto, Salários, Cultura e mais!
Antes de mais nada, se você é um dos milhares de brasileiros que sonham em trabalhar no Canadá enquanto estudam e aprimoram o inglês, você está no lugar certo!
O gelado país tem se tornado cada vez mais a opção de diversos brasileiros que desejam uma experiência no exterior, seja por ser um destino mais barato do que o seu vizinho, EUA, seja pelo povo multicultural e receptivo.
Então, se está pensando em passar um tempo fora ou até mesmo emigrar do Brasil, você provavelmente encontrou o seu lugar ideal. Afinal, como trabalhar no Canadá? Leia e entenda!
Menu: Trabalhar no Canadá
- Sobre o Canadá
- Perfil do intercambista
- Quem pode trabalhar no Canadá?
- Vistos com acesso a trabalho no Canadá
- Como obter permissão para trabalhar no Canadá?
- Vantagens de trabalhar no Canadá
- Quais os salários no Canadá?
- Profissões em demanda para trabalhar no Canadá
- Como encontrar emprego no Canadá?
- Regras de trabalho no Canadá
- Melhores cidades para trabalhar no Canadá
- Por que escolher o Canadá?
- Conclusão sobre trabalhar no Canadá durante o intercâmbio
Sobre o Canadá
Primeiramente, o Canadá, localizado na América do Norte, é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 9.984.670 km², ficando atrás somente da Rússia.
Com uma população de mais de 37 milhões de habitantes, o país possui excelentes indicadores sociais e econômicos, sendo considerado uma das maiores economias do mundo e um dos melhores países para se viver.
Além disso, o território canadense contempla o total de seis fusos horários, sendo que na capital Ottawa o fuso horário é o GMT -5, ou seja, 2 horas a menos que o Brasil.
Ainda mais, o clima no Canadá é bem diverso, variando muito de acordo com a região. Em geral, as estações do ano são bem demarcadas e as temperaturas podem variar de 35ºC, no verão, a – 30ºC, no inverno.
Por fim, o Canadá possui 2 idiomas oficiais: o inglês e o francês. Por isso, o país é perfeito caso você queira aprimorar o inglês e de quebra ainda aprender um terceiro idioma.
Perfil do intercambista
O intercambista que vai para o Canadá deve ter a diversidade como palavra chave. No país, você irá encontrar as mais diversas etnias, nacionalidades e estilos de vida, todos convivendo harmoniosamente.
Por isso, o Canadá é uma ótima opção para quem busca diversidade cultural e também é conhecido por ser muito receptivo a imigrantes, sendo um dos principais destinos entre os estudantes internacionais.
Quem pode trabalhar no Canadá?
- Alunos matriculados em cursos profissionalizantes
- Pessoas com visto para trabalho – Work Permit
Em primeiro lugar, é importante dizer que trabalhar no Canada não é uma opção tão disponível para estrangeiros. Nesse sentido, infelizmente não é possível trabalhar no Canadá enquanto faz um curso de inglês, por exemplo.
Além disso, é necessário preencher uma série de requisitos para ter o direito de exercer uma profissão no país.
Assim, para quem deseja estudar e buscar um trabalho no Canadá, o caminho é fazer um curso de nível profissionalizante. Com ele, você pode aprender uma nova carreira e ao mesmo tempo fazer até 20 horas semanais de estágio remunerado. Alguns dos cursos que permitem estudar e trabalhar no Canadá incluem:
- Accounting
- Business
- Hospitality
- Marketing
- Project Management
- TI
- Engineering
- Entre outros!
Contudo, este tipo de programa possui algumas regrinhas. É imprescindível possuir, no mínimo, nível pós-intermediário de inglês, e também ter mais de 18 anos.
Ainda mais, também é possível trabalhar no Canadá possuindo o visto de permissão para trabalho (Work Permit), mas as regras para a obtenção deste visto são ainda mais rigorosas do que as da modalidade anterior.
Antes de mais nada, é necessário ser um profissional qualificado em alguma área que o Canadá possui demanda.
Por fim, é preciso já ter um contrato de trabalho canadense – o qual é a maior dificuldade para os trabalhadores que ainda estão no Brasil.
Vistos com acesso a trabalho no Canadá
- Work Permit
- Post-Grad Work Permit
- Visto de estudos para cursos profissionalizantes
Work Permit – Permissão de trabalho
E então, como ir para o Canadá trabalhar? Em primeiro lugar, o Work Permit é o visto específico para trabalho no Canadá. Com ele, você trabalhar em período integral em qualquer lugar do país.
Entretanto, obter esse tipo de visto não é tão simples. Antes de mais nada, você precisa já ter um contrato de trabalho, e a empresa deve comprovar ao governo canadense o motivo da contratação de um estrangeiro.
Essa comprovação se dá por meio do LMIA (Labour Market Impact Assessment): um documento que permite às empresas contratar estrangeiros em virtude da falta de profissionais canadenses para aquela vaga.
Além disso, é mais comum que esse visto seja concedido para regiões mais afastadas, onde a ausência de profissionais é mais provável do que em grandes centros.
Post-Grad Work Permit – Permissão de trabalho pós-graduação
Mas afinal, como trabalhar no Canadá sendo pós-graduado? Se você concluiu um curso de nível superior no Canadá, saiba que é possível solicitar o visto de permissão de trabalho pós-graduação.
Para isso, também é necessário já possuir um contrato de trabalho e o LMIA, documento que atesta o porquê da contratação de um estrangeiro.
Além disso, é preciso também preencher outros requisitos, como comprovação financeira, carta de intenções e exames médicos.
Visto de estudos para cursos profissionalizantes
E então, como encontrar trabalho no Canadá para brasileiros? Por último, também há a opção de trabalhar enquanto estuda, mas somente se o curso for de nível profissionalizante. Ou seja: não é possível trabalhar enquanto estuda inglês no Canadá.
Além disso, é preciso ter mais de 18 anos de idade e o curso deve ter duração mínima de 6 meses.
Ainda mais, como explicamos no tópico anterior, o nível de inglês do estudante precisa ser, no mínimo, pós-intermediário.
Assim, cumpridos todos os requisitos, o visto de estudante permite que você trabalhe até 20 horas por semana durante o período letivo, e até 40 horas durante as férias.
Como obter permissão para trabalhar no Canadá?
Existem algumas formas de se conseguir a tão desejada permissao de trabalho no Canadá. Confira as principais:
Fazendo um curso de nível superior no Canadá (Co-op)
Antes de mais nada, uma das formas de trabalhar no Canadá é participando de programas de estudos específicos, como o Co-op. O intercâmbio do tipo Co-op une o ensino teórico de nível superior ao estágio prático na área escolhida.
Além disso, caso você já seja graduado e esteja em busca de uma pós-graduação, também é possível trabalhar no Canadá. Algumas universidades, inclusive, oferecem oportunidades de trabalho dentro do próprio campus.
Obtendo um visto de residência permanente (PR)
O Permanent Residency (PR) é um tipo de visto que que concede a alguém que não seja cidadão canadense o direito de viver e trabalhar no Canadá sem qualquer limite de tempo para sua estadia.
O PR muitas vezes é concedido através do Express Entry, um programa do governo canadense que permite que pessoas com alto grau de qualificação trabalhem no país.
Concluindo um curso de graduação no Canadá (PGWP)
Como já comentamos, o Post Graduate Work Program permite que você permaneça trabalhando no Canadá por até 3 anos após a finalização de um curso de nível superior em um college canadense.
Tendo uma oferta de trabalho em uma empresa canadense (LMIA)
Em caso de falta de profissionais canadenses qualificados para determinada vaga, as empresas podem contratar profissionais estrangeiros para cumprirem as funções. Nesse sentido, o governo faz uma avaliação e permite a divulgação da vaga.
Nesse caso, o visto de trabalho é vinculado diretamente ao empregador. Assim, você só pode ficar no país enquanto trabalhar naquela empresa, sem possibilidade de mudanças.
Sendo um profissional qualificado (Express Entry)
O Express Entry é um programa do governo canadense que visa a contratação de profissionais extremamente qualificados para trabalharem no Canadá.
Nesse sentido, o Express Entry funciona com um esquema de pontuação, o qual leva em conta proficiência em inglês, qualificação profissional, idade, etc. Cada candidato recebe um score e, quanto mais alta for a pontuação, maiores são as chances de ser selecionado para imigrar.
Vantagens de trabalhar no Canadá
Além disso, confira algumas das principais vantagens de trabalhar no Canadá!
- Bons salários: O Canadá oferece salários competitivos e justos em comparação com outros países, garantindo uma boa qualidade de vida para seus trabalhadores.
- Qualidade de vida: Com um sistema de saúde público acessível, educação de qualidade, baixos índices de criminalidade e um transporte público eficiente, o Canadá proporciona uma excelente qualidade de vida para seus moradores.
- Diversidade e inclusão: O país valoriza a diversidade e a inclusão, proporcionando um ambiente acolhedor e multicultural para profissionais de diferentes origens.
- Oportunidades de crescimento profissional: Com empresas inovadoras e um ambiente de negócios favorável, o Canadá oferece excelentes oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.
Quais os salários no Canadá?
Em primeiro lugar, o salário mínimo no Canadá é estabelecido de forma diferente do nosso: por hora. Além disso, lá o salário mínimo varia de acordo com cada província.
Por exemplo, em 2024 o salário mínimo Canadá é de CAD$ 15 por hora na província de Alberta, CAD$ 15,65 em British Columbia, CAD$ 15,50 em Ontario e CAD$ 15,25 no Quebec.
Confira abaixo algumas opções de empregos no Canadá e sua média salarial:
Profissão | Salário (média por hora) |
Vendedor | CAD$ 15 |
Auxiliar administrativo | CAD$ 18 |
Motorista de caminhão | CAD$ 22 |
Pedreiro | CAD$ 30 |
Pintor | CAD$ 24 |
Diarista | CAD$ 13 |
Profissões em demanda para trabalhar no Canadá
Em primeiro lugar, trabalhar no Canadá tem sido a escolha de muitos brasileiros que desejam melhores condições de vida ou uma experiência internacional. Mas você conhece quais são as profissões mais em alta na terra dos cangurus? Confira!
- Assistente administrativo
- Atendimento ao cliente
- Auxiliar de cozinha
- Barista
- Camareiro
- Desenvolvedor
- Engenheiro eletricista
- Enfermeiro
- Fisioterapeuta
- Garçom
- Gerente de projetos
- Lavrador
- Mecânico
- Motorista
- Profissional do serviço de limpeza
- Recepcionista
- Representante de vendas
- Soldador
Como encontrar emprego no Canadá?
Antes de mais nada, o passo mais importante para conquistar o tão sonhado trabalho no Canadá é o conhecimento do idioma inglês e a experiência profissional.
Além disso, não é nada muito diferente do Brasil: há alguns sites mais famosos para a busca de emprego, vários deles gratuitos, e a forma mais fácil de conseguir uma vaga é por meio de indicação.
Se já quiser começar a pesquisar uma vaga para você, confira alguns sites:
Além disso, confira algumas dicas que preparamos para te auxiliar a encontrar um emprego no Canadá:
- Pesquise sobre o mercado de trabalho canadense e identifique as áreas que mais precisam de profissionais estrangeiros. Talvez não seja a profissão dos seus sonhos, mas todo mundo precisa começar de algum lugar.
- Tenha um bom nível de proficiência no inglês ou francês, no mínimo intermediário.
- Tenha um currículo adaptado para o mercado canadense, destacando suas habilidades e experiências relevantes.
- Networking é fundamental. Participe de eventos da sua área, faça cursos e esteja presente nas redes sociais profissionais.
- Considere contratar serviços de consultoria especializada em imigração e emprego no Canadá para obter orientação personalizada.
Regras de trabalho no Canadá
Além do salário mínimo, o Canadá possui algumas outras leis trabalhistas. Confira!
- A jornada de trabalho é estabelecida livremente entre as partes, normalmente variando entre 35 e 40 horas semanais;
- Descanso semanal normalmente de 2 dias;
- Férias de 10 a 20 dias por ano, dependendo da província.
Melhores cidades para trabalhar no Canadá
Em primeiro lugar, todas as cidades possuem boas oportunidades, tudo depende do perfil de intercâmbio que você está planejando.
Por exemplo, enquanto as áreas mais afastadas possuem uma mão de obra mais escassa, podendo precisar de profissionais internacionais até mesmo para residência permanente, as cidades mais centrais e populosas costumam ter mais vagas e oportunidades.
Assim, se você deseja chegar no Canadá e já encontrar um emprego, o ideal seria viajar para as grandes cidades: Toronto, Vancouver e Montreal.
Por que escolher o Canadá?
Inglês britânico
Mas, e por que estudar inglês no Canadá, você já se perguntou isso? Bem, muitas pessoas desejam aprender o inglês britânico, não o norte-americano. Na realidade, essa é a forma mais correta de aprender inglês, embora o inglês norte-americano seja amplamente utilizado em todo mundo, até mais do que o inglês britânico.
Porém, o inglês da rainha conserva a fidedignidade das palavras quando escritas. Enquanto um norte-americano fala “Warer” (Water = água), um britânico fala “Watár”, como é a própria fonética da palavra. Mas, o que o Canadá tem a ver com isso? Tudo, sem tirar nem botar a mais. O Canadá é considerado ainda um dos países que fazem parte do reinado da Grã-Bretanha, ou seja, ainda responde a falecida rainha (agora ao Rei Charles) como seu superior.
Dessa maneira, o inglês falado por lá é puramente britânico, facilitando o aprendizado da linguagem da maneira mais correta possível.
Aprenda duas línguas
Você sabia que o inglês não é a única língua falada no Canadá? A população se divide, literalmente ao meio, através de duas línguas: o inglês norte-americano e o francês. Dessa forma, é mais do que natural que você esteja em uma região específica falando inglês, e quando percebe está em outra próxima com as pessoas se comunicando em francês. Confuso? Claro que não, aqui está mais uma chance de aprender um idioma adicional!
Vale ressaltar que, por mais que esta seja uma afirmação verdadeira, não tem como fazer intercâmbio duplo na cidade de Vancouver, por exemplo. Para viajar ao Canadá e estudar em um das escolas de inglês no Canadá, é necessário escolher apenas o inglês, sem nenhuma língua adicional. Dessa forma, o francês é aprendido na cara e na coragem, e claro, no cotidiano da sua estadia.
Consiga um bom emprego
Por fim, como última vantagem que podemos citar entre as principais, está a chance de conseguir um ótimo emprego. O Canadá é um dos países que mais recebe brasileiros em todo o mundo, e não por menos, afinal, o país está em constante expansão, com uma economia crescente, mas com um problema real e sem solução: sua população extremamente idosa ou em final de vida adulta. Dessa forma, a solução é “importar” funcionários para empregos de qualidade.
Isso mesmo que você ouviu: você encontra escolas de inglês no Canadá que lhe preparam para um mundo empregatício de alto valor. Além de serviços comuns aos quais estamos acostumados quando somos imigrantes, como pintor e faxineira, também há vagas em grandes corporações ou centros específicos, para pessoas estrangeiras que são, no mínimo, pós-graduadas.
Curso de inglês online no Canadá
Você sabia que também tem a opção de estudar um curso de inglês online no Canadá? Não? Sabe do que se trata? Basicamente, é um curso online como qualquer outro, porém, com algumas diferenças substanciais que podem fazer o seu aprendizado ser melhor do que um curso de inglês comum.
Basicamente, você estuda do Brasil, porém, com professores/tutores que são nativos canadenses, e, portanto, possuem maior proximidade com a língua do que em relação a um brasileiro que saiba falar inglês ou até mesmo possua certificação para atuar. Dessa forma, sua aula é mais fidedigna com a língua original.
Esse tipo de curso pode ser encontrado de diversas formas, ou até mesmo com a contratação de um professor particular através de plataformas como a Superprof ou Preply. Enfim, é uma boa opção para quem não tem dinheiro para um intercâmbio, mas que ainda busca por uma forma eficaz de aprender inglês, com um nativo do país em questão.
Estudar e trabalhar no Canadá: ainda vale a pena?
Mas afinal, estudar e trabalhar no Canadá, ainda vale a pena? Algumas pessoas tem receio sobre o assunto, pois possuem medo em relação a quantidade de brasileiros que já migraram para o país. Ainda assim, vale muito a pena, visto que a economia da nação continua em crescente, sempre precisando de mais profissionais.
Portanto, caso esteja buscando pela sua chance de ganhar mais do que no Brasil, saiba que este é o momento perfeito para viajar e ganhar em uma moeda que é valorizada em relação ao nosso Real brasileiro, com um custo de vida inferior.
Salário mínimo Canadá: vale a pena?
Como você pode ver em nossa tabela, os salários variam de acordo com cada província, com valores médios girando em torno de 20 CAD$. Se você trabalhar 30 dias no mês, sem folga e com 8hs diárias, pode ganhar cerca de 4800 CAD$ mensais. Então sim, vale a pena, principalmente se compararmos em relação ao Real brasileiro.
Conclusão sobre trabalhar no Canadá
Por fim, o Canadá é um país cheio de paisagens encantadoras e um povo conhecido por ser bastante hospitaleiro. Tudo isso são atrativos que o país oferece, tornando-o a opção de muitos brasileiros que desejam emigrar.
Contudo, o processo de obtenção do visto não é tão simples. Nesse sentido, a maior dificuldade é o fato de cursos de inglês não possuírem permissão para trabalho, sendo necessário frequentar um curso profissionalizante ou obter o Work Permit Visa.
Por fim, no Canadá as legislações trabalhistas variam em cada província, sendo necessário checar mais a fundo questões como salário mínimo e regras na província de seu interesse.
Que tal? Vamos para o Canadá? =D